Nesta quarta-feira (5), os alunos da UMEF Alger Ribeiro Bossois, localizada na Cidade da Barra, tiveram uma aula especial. O módulo de hoje foi sobre a educação no trânsito. Os alunos aprenderam que, mesmo não tendo idade para dirigir, também fazem parte do trânsito. “O pedestre e o ciclista também compõem o trânsito e precisam de ter cuidados. O pedestre, por exemplo, tem de redobrar a atenção ao atravessar a rua. Todos precisam contribuir para termos um trânsito mais seguro”, ressalta Jobson Meirelles, subinspetor de Trânsito.

A aluna Miriam Costa, de 12 anos, afirma ter aprendido informações que não sabia: “Gostei muito da aula de hoje. Não sabia que o ciclista, ao atravessar a rua pela faixa de pedestre, tem de sair da bicicleta. Agora vou ficar mais atenta nas minhas atitudes”, relata.

Essa é a quarta turma que recebe o projeto Anjos da Guarda.  Ao todo, são 35 alunos que estão participando do projeto, que conta com nove aulas ministradas pelos instrutores da Guarda Municipal. “Além de educação no trânsito, os alunos terão aulas sobre o meio ambiente, segurança, empoderamento feminino, bullying e outros temas. Os alunos irão aprender sobre as funções e toda as áreas de atuação da Guarda Municipal”, afirma Landa Marques, comandante da Guarda Municipal de Vila Velha.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, ressalta a importância desse projeto: “Os alunos conhecerão a logística da Guarda Municipal. Além disso, poderão conhecer nossas viaturas e como nossos agentes atuam. Esse projeto vem trazer prevenção e acolhimento às nossas crianças e aos nossos adolescentes. Estamos plantando uma sementinha hoje para colhermos no futuro. Tenho certeza que daqui sairão futuros guardas municipais”, afirma.

Para a inspetora Lígia Vazzoler, da Inspetoria Escolar, o projeto Anjos da Guarda é um marco. “Essa será a quarta turma que estamos iniciando.  Esse projeto é importante para os alunos, pois aqui aprendem sobre direitos humanos e valores, que fazem parte da formação de cada um. Trazer esses valores para dentro da sala de aula é extremamente importância. Além disso, aproxima a Guarda Municipal deles”, ressalta.

Fonte:  Secretaria de Defesa Social e Trânsito