O Setembro Amarelo é uma campanha dedicada à valorização da vida, ao cuidado da saúde mental e à prevenção ao suicídio. Com o objetivo de derrubar o tabu sobre o tema, contribuindo para tornar a escola um ambiente acolhedor, a Secretaria de Educação de Vila Velha intensificará, ao longo deste mês, uma série de ações em unidades da rede municipal. Palestras, rodas de conversa e dinâmicas estão no cronograma de atividades. 

As iniciativas já acontecem durante todo o ano, uma vez que o espaço escolar tem grande potencial para ajudar a promover o cuidado com a saúde mental. De acordo com a psicóloga e coordenadora da Equipe Multiprofissional, Flavia Maeda, o objetivo das ações é levantar a discussão, de forma responsável, e assim promover os acolhimentos e encaminhamentos necessários.

“A escola precisa ser esse espaço não apenas de aprendizado de conteúdos didáticos, mas também de promoção de autoconhecimento, saúde emocional e de cuidado. Por meio dessas ações, oferecemos apoio e também algumas ferramentas para que as pessoas possam lidar melhor com as questões de saúde mental, expressando suas emoções, sentimentos e angústias, diante de conflitos e problemas do dia a dia”, destacou.

Unidades de ensino interessadas em agendar ações durante o ano podem entrar em contato com o setor de gerência de Saúde, Educação e Prevenção pelo e-mail gsep.semed@edu.vilavelha.es.gov.br.

Setembro Amarelo nas escolas de Vila Velha

11/9 – UMEF Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, em Xuri
13/9 – UMEF Giovani Cavalieri, em Ataíde
15/9 – UMEF Antônio Debarcellos, em Santa Mônica
18/9 – UMEIEF Flávia Borgo, em Santa Mônica
19/9 – UMEF Paulo Mares Guia, em Cobilândia
28 e 29/09 – UMEF Leonel de Moura Brizola, em Santa Rita

Fonte:  Secretaria de Educação