A Rua Valdemar Mees, ao lado do Braço Sul do Rio Jucu, é a primeira via de Marechal Floriano a receber a forte carga de água procedente do manancial, que está com o nível acima do normal devido às tempestades ocorridas por vários dias em municípios do Sul e Região Serrana.

Neste sábado (25), pela manhã, o Braço Sul invadiu terrenos, casas e cultivos em várias localidades do interior de Marechal Floriano por onde passa, desde Pedra Azul a comunidade de Boa Esperança, próximo do Trevo de Paraju, onde também houve a invasão das águas.

Foi observado, no início da tarde, uma movimentação de acréscimo no quantitativo de água no Braço Sul e o fato atraiu a atenção de moradores e visitantes. Duas horas após, as águas aumentaram gradativamente o nível e o Braço Sul acabou invadindo a Rua Valdemar Mees e também o gramado do Estádio José Henrique Pereira.

O motorista Tiago Koehler, que trafega e caminha pela Rua Valdemar Mees, disse que foi surpreendido pela cheia do Braço Sul ao ser impedido de caminhar pela via pública invadida pelas águas. “Foi uma surpresa para todos nós e cremos que a situação melhore ainda nessa noite”, disse.

O pintor Laurindo Klippel, morador da rua alagada, afirma que em outros anos já ocorreram cheias do rio como a deste sábado, mas as águas não chegaram a prejudicar. “Estamos preparados para sair daqui se necessário for, e passar para o andar superior, caso avaliemos que haja perigo nesse”.

Campo de futebol cheio de água

Além da Valdemar Mees, o gramado do Estádio José Henrique Pereira também se encontra submerso pelas águas do Córrego Batatal, que não consegue ingressar no leito do Braço Sul do Rio Jucu devido a correnteza e quantidade de água. A diretoria do América informa que neste fim de semana não teria jogos agendados.

O diretor de patrimônio do América, Luiz Otávio, afirmou que na atualidade não há jogos oficiais de competições e devido às chuvas, o campo não havia sido liberado para jogos amistosos neste domingo (26). “Ainda bem que não marcamos partidas para disputar neste fim de semana”.

Fonte – montanhas Capixaba – Texto: Roberly Pereira / Foto: Roberly Pereira / Divulgação