A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), saiu na frente da Lei Federal publicada no último dia 23, que torna obrigatória a divulgação dos estoques dos medicamentos das farmácias básicas do SUS, a partir de 19 de fevereiro de 2024. Desde junho deste ano, o município já disponibiliza essa informação, ou seja, oito meses antes da vigência da Lei.

Os estoques de medicamentos das 8 farmácias básicas e almoxarifado podem ser consultados em tempo real através do link http://consorcio.rgsystem.com.br/ConsultaExterna/BuscaMedicamentosMunicipio disponível no site da prefeitura.

Para a secretária de saúde, Alessandra Santos Albani, esse instrumento mostra a transparência e comprometimento da prefeitura com a saúde do cidadão. “Além do estoque em tempo real, a prefeitura divulga quinzenalmente o índice de cobertura, com os medicamentos em falta e o andamento das aquisições. O município conta com 295 itens na Remume e já investiu 3,5 milhões em medicamentos no primeiro semestre de 2023. Atualmente nosso índice de cobertura está em 94,24%, bem acima do preconizado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 80%” declarou.

Todas as informações sobre a Assistência Farmacêutica estão disponíveis a partir do ícone Remume presente na barra de acessos rápidos do site da Prefeitura de Guarapari.

Na página sobre Assistência Farmacêutica, é possivel verificar a lista de medicamentos sob responsabilidade do Município (Remume), a a lista de medicamentos sob responsabilidade do Estado (Rememe) e os medicamentos ofertados pelo Programa Federal “Aqui tem Farmácia Popular”. E ainda, como obter os medicamentos em nível municipal ou estadual. Também estão disponíveis para consulta as farmácias básicas municipais com horário de funcionamento e endereço. “Assim, o cidadão tem todas as informações necessárias em um só lugar”, explica Alessandra.

Fonte: PMG