Em meio ao período sazonal da dengue e com dias chuvosos aumentando a propagação do mosquito transmissor, a Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Saúde (Semsa), reforça alertas e orientações à população. A dengue, uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, apresenta sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Casos mais graves podem manifestar sintomas hemorrágicos, exigindo atenção médica especializada.

O município conta com uma ferramenta essencial: o carro fumacê. Seguindo um cronograma específico, o veículo percorre as áreas previamente determinadas. A população é orientada a abrir janelas e portas quando o carro fumacê se aproxima, permitindo que a fumaça penetre nas residências e auxilie no combate ao mosquito.

Durante os meses de dezembro e janeiro, as Unidades de Saúde do município promoveram ações voltadas para a conscientização da comunidade sobre a prevenção do Aedes aegypti e terão novas ações após o Carnaval. Agentes de endemias realizam visitas de orientação e fiscalização ao longo do ano, intensificando suas atividades nesta temporada.

As visitas domiciliares ganham importância, considerando que muitas residências permanecem fechadas durante grande parte do ano. A Secretaria de Saúde monitora de perto casos suspeitos e/ou confirmados, garantindo uma resposta eficiente e reforçamos a importância da população adotar práticas preventivas simples, como eliminar água parada em recipientes como vasos de plantas, pneus e garrafas plásticas, além de evitar o acúmulo de lixo nos terrenos.

A luta contra o Aedes aegypti é uma responsabilidade coletiva, e a prevenção continua sendo a única arma eficaz contra a propagação da dengue. O lema é claro: “DENGUE. A PREVENÇÃO É A ÚNICA ARMA CONTRA A DOENÇA”.

Fonte: PMG