Durante todo este mês de janeiro, a Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está engajada em iniciativas que visam conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. A campanha nacional, intitulada como “Janeiro Branco”, busca desmistificar o cuidado com a mente, incentivando práticas de autocuidado e o rompimento de estigmas associados às questões psicológicas.

Serviços de Saúde Mental em Guarapari:
O município oferece diversos serviços na área de saúde mental, destacando-se o Ambulatório de Saúde Mental, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II e o Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas – CAPS AD. Além desses, as Unidades de Saúde são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimentos relacionados à saúde mental.

Ações Programadas:

CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas):
No dia 17 de janeiro, durante o atendimento do psiquiatra, o CAPS AD promoverá uma ação especial. Uma sala de espera será dedicada à orientação, conscientização e esclarecimento de dúvidas sobre a saúde mental. A atividade ocorrerá das 8h30 às 11h30, proporcionando atualizações e diálogo com pacientes e familiares.

CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial):
Em parceria com o Cras de Olaria, no dia 26 de janeiro, a partir das 8:00 horas, o CAPS II realizará uma ação voltada à conscientização sobre a saúde mental e emocional dos munícipes. O Ambulatório de Saúde Mental também estará presente na Feira Muquicaba, realizando ações de conscientização.

Endereços e Contatos:

Ambulatório de Saúde Mental
Rua: Emília Trindade da Silva, 146, Itapebussu.
Tel: (27) 3261-6234

CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas)
Rua: Horácio Santana, 470, Parque Areia Preta.
Tel: (27) 3361-4458

CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial)
Rua: Prefeito Epaminondas de Almeida, 598, Parque Areia Preta.
Tel: (27) 3262-2956


Fonte: SEMCOS – Secretaria Municipal de Comunicação Social