A equipe capixaba de basquete sub-17 do Aest/Cetaf se sagrou campeã invicta na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3, realizado no último domingo (08), em Recife, Pernambuco. O time é formado por Arthur Lodi, Artur Louzada, Lorenzo Gouvêa e Pedro Henrique Lopes, todos com 15 anos. Os três primeiros foram revelados pelos Jogos Escolares do Espírito Santo, competição organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Os representantes do Estado, orientados pelos técnicos Diego de Souza e Luiz Felipe Azevedo Filho, venceram todas as cinco partidas do torneio, incluindo a decisão diante do anfitrião Sport: 15 a 14. Além disso, Arthur Louzada foi o segundo cestinha da competição, com 36 pontos.
Com o resultado, a equipe capixaba se classificou para fase final do campeonato que acontecerá entre os dias 15 e 20 de julho, no Praia Clube de Uberlândia, em Minas Gerais. Essa etapa servirá, também, como seletiva para definir os atletas que representarão a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano sub-15, que acontece em outubro, no Equador.
O vice-presidente da Federação Capixaba de Basquetebol, Rogério Machado, falou do aprendizado que os meninos tiraram dos Jogos Escolares e sobre a novidade no quadro de esportes dos Jogos de Tóquio.
“Foi o primeiro campeonato brasileiro de basquete 3×3, acredito que a experiência adquirida com os Jogos escolares ajudou os meninos no torneio, pois serviu de aprendizado e vivência para eles. A partir deste ano a modalidade será disputada também nos Jogos Olímpicos, e visando isso, alguns olheiros estiveram nas competições e observaram os meninos, creio que eles têm grandes chances de integrar a Seleção Brasileira e participar de competições maiores”, afirmou Machado.