Última vez fora antes mesmo da pandemia da Covid-19, em vitória por 1 a 0 sobre o Oriente Petrolero (BOL), em fevereiro de 2020

A torcida do Vasco poderá matar uma saudade bem específica nesta terça-feira (8), quando entrar em campo para enfrentar o Puerto Cabello (VEN). Isso porque essa será a primeira oportunidade que o torcedor terá em mais de cinco anos para poder ver o Cruz-Maltino em campo em um duelo internacional no Rio de Janeiro.

A última vez que o Vasco atuou na Sul-Americana foi em 2020, ano que tem uma peculiaridade. A temporada se iniciou de forma corriqueira, com o atacante Germán Cano desembarcando na capital carioca para iniciar sua caminhada no futebol brasileiro – à época, vestindo a Cruz de Malta.

Assim, o Vasco pegou o Oriente Petrolero (BOL) no sorteio da primeira fase da Sul-Americana, que, na ocasião, ainda não tinha fase de grupos. E, com gol do próprio Cano, após linda assistência de Talles Magno, o Gigante da Colina estreou com o pé direito e venceu por 1 a 0, saindo na frente por vaga na segunda fase. 17.706 pessoas pagaram para ver o triunfo do time da casa, em São Januário, no dia 5 de fevereiro. Na volta, dia 20 do mesmo mês, empate por 0 a 0 na Bolívia e vaga garantida.

Lembra da peculiaridade citada? Pois bem. Pouco mais de um mês depois, a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, forçando a paralisação do futebol mundial. Depois de alguns meses, os jogos voltaram a ocorrer, mas sem a presença de torcida.