Retorno presencial se dará com medidas de distanciamento e proteção individual

A partir da próxima segunda-feira (10), as aulas presenciais nas escolas da rede municipal de Vitória serão retomadas de modo presencial. A informação foi anunciada nesta terça-feira (04), em um vídeo publicado pela Prefeitura de Vitória.

A decisão foi tomada após uma reunião da Prefeitura de Vitória, que contou com a participação do Sindicato das Escolas Particulares do Espírito Santo (Sinepe), Assembleia Legislativa do Espírito Santo e o professor e coordenador da Sociedade Brasileira de Pediatria, Rodrigo Aboudib.

Vale lembrar que o Governo do Estado não autorizou o retorno presencial das aulas em municípios classificadas em risco alto ou extremo, de acordo com o Mapa de Risco. Uma nova atualização do mapa, a ser divulgada na próxima sexta-feira (07), pode contar com mudanças nesta questão. Apenas o atendimento individual, nas escolas, foi autorizada pelo Governo do Estado.

“Com muita responsabilidade e serenidade, o município de Vitória vem debatendo a necessidade do retorno da volta às aulas. Tivemos intensos debates, ouvindo, dialogando e interagindo. É chegado o momento do retorno. Estamos perdendo toda uma geração. Não dá mais para aceitar esta condição. Temos que respeitar a ciência, ouvir os especialistas, mas também os pais, mães, aflitos, que estão em suas residências e os nossos jovens perambulando pelas ruas apesar dos esforços dos nossos professores”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.

O prefeito destacou que todos os 43.618 alunos da rede municipal serão recebidos com “atenção, zelo e respeito às normas sanitárias”.

O diretor do Sindicato das Escolas Particulares do Espírito Santo (Sinepe), Moacir Lellis, ressaltou a importância do retorno presencial das aulas para o desenvolvimento do estudante. “A criança precisa ter relacionamento com outra criança. A convivência socio-emocional é importantíssima para o desenvolvimento da criança. Precisamos dar o direito desta geração ser alguém no futuro. Estamos tolindo este direito e seremos cobrado por esta geração”, afirmou.

Ainda segundo o diretor, as escolas particulares não retornarão às aulas presenciais na próxima segunda-feira. “Vamos aguardar a orientação do Governo do Estado”, disse.

“Vitória será o primeiro município a iniciar as aulas presenciais. Estudar é essencial, se não poderemos perder uma geração. Vamos levar este debate para a Assembleia Legislativa”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso.

O que diz o Governo do Estado

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação afirmou que as aulas presenciais estão liberadas apenas para cidades classificadas em risco baixo ou moderado. Ainda assim, está autorizado o modelo híbrido (presencial e remoto). A secretaria preferiu não comentar a decisão adotada por Vitória.

Veja a nota divulgada pela Sedu.

A Sedu informa que continua seguindo o Mapa de Risco do Governo do Estado, que é atualizado semanalmente. Atualmente, nos municípios de Risco Moderado (e quando houver municípios de Risco Baixo) as aulas na Rede Estadual podem ser realizadas no formato híbrido (presencial e remoto). As redes privada e municipais podem adotar o mesmo modelo, podendo, também, ser presencial. Vinte e dois (22) municípios, classificados, atualmente, como Risco Moderado já realizam aulas no formato híbrido, de acordo com o Mapa de Risco vigente de 03 a 07 de maio.

Fonte: Tribuna online