Os três pacientes são da Serra e estão sendo monitorados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Outros quatro casos já foram descartados
*Atualização: após a publicação desta matéria, a Sesa enviou uma errata, informando que os três casos em monitoramento são de pacientes da Serra. Inicialmente, havia sido divulgado que dois pacientes eram de Viana e um de Vitória. O texto foi alterado.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualizou para três o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Espírito Santo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (06). Todos os pacientes são do município da Serra.
Eles seguem sendo monitorados e foram notificados na madrugada desta segunda-feira (06). Outros quatro casos — em Vila Velha, Serra, Viana e Guaçuí — chegaram se ser investigados, mas já foram descartados. Vitória não registrou nenhum caso suspeito, segundo a Sesa.
Ainda de acordo com a secretaria, todos os pacientes fizeram a ingestão de bebidas alcoólicas antes de apresentarem os sintomas.
Mesmo tendo dado negativo para os exames clínicos, conforme protocolo do Ministério da Saúde, devem ficar em observação por 24h no serviço de saúde onde foi atendido.Sesa em nota
Sesa orienta que população esteja alerta
O metanol é um álcool altamente tóxico e impróprio para consumo humano. A Sesa orienta que a população fique atenta a sintomas como tontura, náusea, vômitos, visão embaçada e dificuldade de respirar após ingestão de bebidas alcoólicas.
Em caso de suspeita de intoxicação, a pessoa deve procurar o serviço de saúde de urgência como Pronto-Atendimento(PA) ou Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) mais próximo e siga as orientações dos profissionais de saúde.
A população pode se informar ainda com a equipe do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox-ES), que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, com ligação gratuita pelo número 0800 283 9904.
ES teve caso descartado no final de semana
No sábado (04), o Ministério da Saúde chegou a confirmar um caso suspeito no Espírito Santo. Entretanto, a Sesa informou que o caso foi descartado após investigação.
Segundo dados do Ministério da Saúde, até a tarde de domingo (5), 225 casos de intoxicação por metanol foram registrados no país, sendo 16 confirmados e 209 ainda sob investigação. O estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos — 14 confirmados e 178 em apuração.
Dos 15 óbitos registrados, dois foram confirmados em São Paulo e 13 seguem sendo investigados: 7 em São Paulo, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, um na Paraíba e um no Ceará.
Fonte: Folha Vitória