Fiscais também encontraram irregularidades sanitárias quanto à higiene

Fiscais do Procon Estadual, em parceria com o Procon e a Vigilância Sanitária de Venda Nova do Imigrante, na região Serrana, interditaram um supermercado localizado no município. No local, os agentes encontraram diversas irregularidades como produtos vencidos, carnes impróprias para o consumo, lixo armazenado de forma incorreta e vários problemas relacionados à higiene.

A operação foi realizada em meio a uma fiscalização promovida pelos órgãos estadual e municipais. Em diversos setores, foram encontrados produtos vencidos ou com data próxima ao vencimento, embalagens com avarias ou furadas e produtos embalados sem informações como data de validade.

A situação mais crítica estava no açougue, onde bandejas de carnes bovinas de coloração escura (em tom marrom), foram encontradas. Outras carnes fracionadas não continham informações básicas como as datas do fracionamento e validade. Também foram encontrados carnes e embutidos fora da câmera frigorífica, ralo exposto (permitindo a entrada de insetos e roedores), uniformes espalhados próximos à caixas de carnes, lixeira com lixo exposto e falta de local para higienização das mãos, dentre outros pontos.

Esta é a segunda vez em menos de 30 dias que o estabelecimento, que não teve o seu nome divulgado, foi autuado pelos órgãos fiscalizadores, por conta das mesmas irregularidades.

Além da interdição do estabelecimento, parte da mercadoria foi apreendida.

O gerente de Fiscalização do Procon-ES, João Paulo Cardoso Cordeiro, destacou que a falta de higiene na manipulação dos alimentos “é gravíssimo, porque expõe o consumidor a riscos de contaminações e serão exemplarmente reprimidos”. “É importante que os consumidores denunciem e também que as Vigilâncias Sanitárias Municipais fiscalizem por ato próprio esses setores”, afirmou.

Fonte: Tribuna online