Os secretários estaduais de Segurança Pública e de Justiça do Espírito Santo, Leonardo Damasceno e Rafael Pacheco, respectivamente, embarcaram nesta quinta-feira (30) rumo a Israel para vistoriar um lote de 811 fuzis comprado pelo governo do Estado para as polícias Militar, Civil e Penal.

Segundo as autoridades, do total, 490 fuzis do modelo ARAD7 calibre 7,62 × 51 mm NATO serão destinados às polícias Civil e Militar — 150 para a Polícia Civil e 340 para a Polícia Militar — o que deixa 321 unidades restantes para a área penitenciária (811 − 490 = 321). Pacheco informou que a previsão é de que o armamento esteja nas mãos dos policiais capixabas até o final do ano.

O armamento escolhido — fuzis 7,62 — tem alcance e poder de penetração superiores aos fuzis de calibre 5,56 atualmente em uso pelas forças de segurança do Estado. Esse tipo de armamento é mais comum nas Forças Armadas e costuma ser empregado em operações que exigem maior alcance e poder de impacto, incluindo ambientes de selva e confrontos contra alvos protegidos. Ambos os calibres mencionados são de uso restrito.

“Estou indo lá para vistoriar o próximo lote, porque o armamento não pode entrar no País e depois ser devolvido se não tiver em conformidade. Vamos com a equipe da PM, da Civil e da Penal. Todas as forças de segurança receberão. São os primeiros fuzis 7,62 que estão chegando para as forças. A gente tinha só o 5,56, que são armas excepcionais, mas como temos apreendido fuzis 7,62, é importante que a tropa também tenha à sua disposição esses fuzis mais potentes”, disse Damasceno à coluna De Olho no Poder.

A vistoria em Israel tem caráter técnico e de conformidade, segundo o secretário, para garantir que o lote atenda às especificações acordadas antes de ser embarcado rumo ao Brasil. (Colaborou: coluna De Olho no Poder)

Fonte: Portal Colina Notícias