O programa Força Local realizou nessa terça-feira (28), em Guarapari (ES), evento para certificação de 25 empresas no Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores do Força Local da Samarco marcando a conclusão do 1o ciclo de 2022. O objetivo foi promover a capacitação de fornecedores de municípios que recebem a Samarco no Espírito Santo (Anchieta, Guarapari e Piúma), com a promoção de atividades ao longo do primeiro semestre de 2022. 

“O Força Local trouxe uma oportunidade para que empresários se sintam cada vez mais preparados para atender as exigências do mercado de maneira efetiva, contribuindo para o desenvolvimento dessas empresas e para melhorias de seus processos de gestão”, destacou a gerente-geral de Suprimentos da Samarco, Ailana Vilela.  

O diretor Financeiro, Suprimentos e TI da Samarco, Gustavo Selayzim, destacou a importância do programa Força Local para o desenvolvimento das empresas nos municípios onde a Samarco atua. 

“Acredite no seu negócio e faça diferente. Sempre falo que esse lema também tem sido utilizado pela Samarco na sua retomada que é focar em sua produção e voltar com 100% da sua capacidade até 2029. Na nossa retomada temos feito diferente ao investir em programas como o Força Local e operado com novas tecnologias para disposição dos nossos rejeitos ao empilhá-los a seco”, afirmou. 

Transformação dos negócios 

A especialista em Governança de Suprimentos e coordenadora do Força Local, Elisangela Toledo, ministrou a palestra “Meu papel como empreendedor – Transformando sonhos em realidade”. Segundo Elisangela, o objetivo foi sensibilizar os empresários sobre o olhar para os seus negócios. “Reforcei a importância de manterem o foco, fazerem diferente e sempre buscarem conhecimento. Agora, com a conclusão da consultoria, eles seguirão na jornada de fazerem os seus negócios prosperarem”, ressaltou. 

“Para a Manterflex e demais empresas da região, este momento é importante, pois alcançamos os nossos objetivos com a certificação do Força Local. Vemos o desenvolvimento e o potencial das empresas, e o programa tem a capacidade de ampliar nosso olhar sobre como crescer e transformar o nosso negócio, entender o mercado e estar atento às oportunidades”, destacaram Jean Carlos Beccalli e Saul Quinderé, representantes da empresa localizada em Anchieta. 

Os participantes receberam consultorias, auditoria e qualificação para fomentar o crescimento de seu negócio, melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços prestados por suas empresas. Os encontros abordaram planejamento estratégico, saúde e segurança do trabalho, gestão financeira e de pessoas, gerenciamento de projetos, entre outros. 

Força Local  

O programa visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico nos municípios que recebem a Samarco em Minas Gerais e no Espírito Santo. A iniciativa é baseada nos pilares políticas, capacitação, negócios, monitoramento e desenvolvimento e qualificação. Por meio do programa também são promovidos workshops, palestras e seminários como forma de melhorar e preparar profissionais e empresas para o mercado de trabalho. O Força Local é realizado em parceria com as entidades de classe dos municípios. 

Fonte: Samarco