A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira (3) a manutenção e instalação de aproximadamente 200 novos ventiladores nas escolas da rede municipal de ensino. A ação começa pela Escola Inez Massad Cola e será estendida, gradualmente, às unidades que mais necessitam de ventilação imediata.
A medida faz parte das ações adotadas pelo município para melhorar o conforto térmico nas salas de aula, enquanto avança o projeto de climatização com aparelhos de ar-condicionado.
Segundo o engenheiro da Secretaria de Educação, Lucas Norbim, a instalação dos ar-condicionados depende de ajustes estruturais complexos nas unidades de ensino. “Um gargalo encontrado na instalação de aparelhos de ar condicionado é a estrutura elétrica da escola e seu entorno. Por exemplo, padrões defasados, fios subdimensionados, redes antigas e fora de norma. Em alguns casos, a localidade da escola não recebe a carga desejada, sendo necessário fazer um novo quadro elétrico exclusivo para a refrigeração, entre outros empecilhos que estão sendo resolvidos”, explicou.
Enquanto esses entraves técnicos são solucionados, a instalação dos ventiladores representa uma alternativa prática e eficiente. “Os ventiladores são uma solução rápida e mais flexível quanto à instalação, pois não demandam a mesma carga elétrica que um ar condicionado precisa. Além disso, outras medidas mitigatórias de calor também estão sendo tomadas, como a colocação de forros, toldos, reforma de coberturas e pintura de telhas”, acrescentou o engenheiro.
O contrato de manutenção predial das escolas também voltou a vigorar nesta segunda-feira, permitindo agilidade nas intervenções necessárias. A secretária municipal de Educação, Jaciara Lyrio, destacou que o município segue firme no compromisso de climatizar todas as unidades. “Sabemos da importância de garantir um ambiente mais confortável para alunos e profissionais. Enquanto seguimos trabalhando nos ajustes elétricos para a instalação dos ar-condicionados, os ventiladores chegam como uma resposta rápida e eficiente. A prioridade é cuidar das escolas que mais precisam”, afirmou a secretária.
O prefeito Rodrigo Borges reforçou que a Prefeitura está empenhada em oferecer melhores condições de ensino e aprendizagem. “Estamos enfrentando desafios técnicos, mas o trabalho não parou. A climatização das escolas é um compromisso da nossa gestão e, enquanto isso, adotamos medidas imediatas para amenizar o calor e garantir o bem-estar da comunidade escolar”, destacou o prefeito.
Com a instalação dos ventiladores e o andamento das obras elétricas, a Prefeitura segue avançando no projeto de modernização da infraestrutura escolar de Guarapari, que inclui climatização, reformas estruturais e melhorias em acessibilidade, segurança e conforto.
Fonte: Portal Colina Notícias









































