Com panfletos na mão, QR Code impresso e o apoio de líderes comunitários, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Vila Velha tem percorrido bairros da cidade desde o último dia 6 para incentivar a população a participar da votação do Orçamento Participativo 2025–2026. A ação tem como objetivo alcançar diretamente os moradores nos locais de circulação cotidiana, como unidades de saúde, escolas, comércios e pontos de ônibus.
A votação do Orçamento Participativo, que segue até o dia 4 de julho, é feita online, pelo site da Prefeitura de Vila Velha. Em cada região da cidade, três propostas foram previamente definidas em fórum municipal e a mais votada será executada pela gestão pública. Entre as propostas em votação estão obras de infraestrutura urbana, melhorias em unidades de saúde e educação, e construção de equipamentos públicos.
O trabalho para incentivar a população a votar começou em Pedra dos Búzios e já passou por comunidades como Barra do Jucu, Itaparica, Ataíde, Aribiri, Dom João Batista, Vila Garrido, Jardim Colorado, Rio Marinho, Cobilândia, Balneário Ponta da Fruta, Retiro do Congo e Xuri. A estratégia é simples: aproximar a ferramenta de decisão das pessoas, explicando o processo, tirando dúvidas e coletando votos no próprio local, com auxílio de celulares e cartazes com QR Code de acesso direto ao sistema de votação.
“Estamos indo junto com o líder comunitário do bairro fazendo divulgação, pegando votos e deixando o QR Code que leva direto ao sistema. A ideia é facilitar ao máximo o acesso e estimular a participação”, explica a coordenadora de Orçamento Participativo, Rúbia Ferreira da Conceição.
Na Barra do Jucu, por exemplo, a visita incluiu a Unidade Básica de Saúde, a UMEI Maria Emelina, a UMEF Tuffy Nader e estabelecimentos comerciais da região. Em Itaparica, o time passou pelo Tartarugão, pela unidade de saúde e pelo comércio local. Já em Ataíde, foram visitadas a UBS do bairro, a escola UMEF Santa Clara e a sede da Regional 3. A rotina se repete em outros pontos, sempre buscando locais de grande circulação e contato direto com a população.
“Nem todo mundo acessa as redes sociais ou acompanha as notícias. Por isso, o corpo a corpo continua sendo essencial para garantir que mais pessoas participem dessa decisão. Nosso foco é aproximar o planejamento público do dia a dia de quem vive nas comunidades”, afirma a secretária municipal de Planejamento, Isabele Duran.
Para participar da votação, é preciso ser morador de Vila Velha e ter mais de 16 anos. O acesso ao formulário eletrônico pode ser feito Clicando AQUI ou pelo QR Code distribuído nas ações presenciais. Dúvidas e informações podem ser solicitadas pelo e-mail op@vilavelha.es.gov.br.
Obras e ações a serem escoolhidas
Na Região Administrativa 1 (Centro), a população decidirá entre a pavimentação de vias no bairro Boa Vista, a continuação da Rua Piauí no Jockey de Itaparica ou a ampliação da UMEI Arnaldo Borgo, em Praia das Gaivotas. Caso esta última receba o maior número de votos, a Prefeitura deverá executar a ampliação, sob acompanhamento da comissão.
Na Região 2, as opções são, no Ibes, a limpeza e a manutenção da galeria da Rua José Ramos de Oliveira, ampliação da UBS de Jardim Colorado ou criação de um novo CRAS em Santa Inês.
Em Região 3, estão na disputa, em Aribiri, a drenagem e a pavimentação de ruas, a reforma de escolas de educação infantil, ou a cobertura das quadras nos bairros Dom João Batista e Ataíde.
Na Grande Cobilândia (Região 4), a votação envolve a construção de uma nova creche, a instalação de um novo CRAS ou a criação de um centro cultural.
Fonte:
A Região 5, que inclui Balneário Ponta da Fruta, vota entre a construção de um CRAS ou a implantação de uma rotatória entre as avenidas Califórnia e Brasil, no bairro João Goulart.
Já a região rural decide entre a criação de uma unidade da Secretaria de Agricultura e Pesca, a oferta de atendimentos de saúde na nova sede do Agro ou a reforma da escola UMEFTI Reverendo Waldomiro Martins Ferreira.