O Paxlovid, desenvolvido pela farmacêutica Pfizer, foi aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no SUS

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão ter acesso, dentro dos próximos seis meses, ao primeiro tratamento oral para quadros iniciais de covid-19. O Paxlovid, desenvolvido pela farmacêutica Pfizer, foi aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no SUS.

O uso, no entanto, será destinado apenas a pacientes adultos imunocomprometidos e indivíduos com 65 anos ou mais que tenham teste positivo para o coronavírus.

A decisão ocorre porque, mesmo vacinadas, essas pessoas correm maior risco de que seu quadro se torne grave e exija hospitalização.

O Paxlovid — uma combinação dos antivirais nirmatrelvir e ritonavir — demonstrou ser capaz de reduzir em até 89% o risco de hospitalização e morte nos grupos considerados de risco para a doença.

O medicamento deve ser tomado entre o terceiro e o quinto dia após o surgimento dos sintomas. O tratamento é feito por cinco dias.

Outro remédio também pode ser incorporado em breve ao SUS. É o molnupiravir (nome comercial Lagevrio), desenvolvido pela farmacêutica MSD (Merck Sharp & Dohme).

O medicamento obteve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na semana passada.

Em entrevista ao Portal R7, o diretor da Unidade de Negócios de Infectologia da MSD no Brasil, Mario Ferrari, afirmou que a empresa trabalha com o horizonte de “semanas” para a liberação pela Conitec e que tem estoque para atender o SUS em até seis semanas após o pedido ser formalizado.

Fonte: Folha Vitória