Cinco colaboradores estão internados na enfermaria e três na UTI. Novos casos não foram registrados após o dia 22

Hospital Santa Rita, em Vitória, atualizou para oito o número de funcionários internados após possível contaminação. Segundo a instituição (leia a íntegra da nota ao final da reportagem), três colaboradores permanecem internados em sua enfermaria e um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros quatro, sendo dois na UTI, estão em outras instituições.

O caso veio à tona após colaboradores da unidade apresentarem sintomas respiratórios, falta de ar, febre, calafrios e dor de cabeça. Até o momento, nenhum paciente apresentou sintomas similares e nenhum novo caso foi registrado após o dia 22 de outubro.

A direção institucional e técnica do Hospital está reunida desde as primeiras horas do dia, consolidando informações e reforçando todas as medidas de segurança e assistência aos colaboradores afetados.”Hospital Santa Rita, em nota

Os serviços do hospital seguem funcionando normalmente.

Sesa investiga contaminação ambiental

O secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, afirmou que a Secretaria Estatual da Saúde (Sesa) está investigando o caso. Em entrevista ao Fala ES, concedida na sexta-feira (24), o secretário disse que o Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) já descartou algumas das possíveis causas.

“Nós começamos testando vírus, pela velocidade de contaminação, foram 26 trabalhadores contaminados de maneira muito rápida e tínhamos a hipótese inicial de que poderia ser algum vírus e já descartamos praticamente todos. Agora continuamos investigando para bactérias e fungos”, explicou.

Ainda de acordo com ele, a ala onde ocorreu a contaminação foi desinfetada e, portanto, não há razão para paralisar os serviços e as equipes de vigilância continuam no hospital para identificar possíveis causas. 

“Nós coletamos amostras de sangue e de urina das pessoas infectadas e fizemos exames pulmonares de algumas dessas pessoas. Também coletamos amostras ambientais de superfícies que esses profissionais tiveram contato, a água e o ar-condicionado”, confirmou o secretário.

Fonte: Folha Vitória