Medidas lançadas pelo Governo Bolsonaro garantem desenvolvimento para fomentar trabalho de caminhoneiros e produtores rurais.

Na tarde da última quinta-feira (07), o vice-líder do Governo na Câmara, deputado Evair de Melo, acompanhou o presidente Jair Bolsonaro, vários Ministros de Estado e autoridades federais, na cerimônia de lançamento de dois produtos do Banco do Brasil, que buscam ampliar a linha de crédito para a preservação ambiental no campo e apoiar o crescimento da economia, a geração de emprego e renda e a agropecuária: o “BB Antecipa Frete” e o “BB CPR Preservação”. 

Na qualidade de vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e de membro titular da Comissão de Agricultura, Evair também foi convidado para compor a mesa diretora durante a solenidade, que aconteceu no Edifício Banco do Brasil, em Brasília, com a participação dos ministros Joaquim Leite (Meio Ambiente), Marcos Montes (Agricultura), Marcelo Sampaio (Infraestrutura) e Paulo Guedes (Economia). 

O evento, que durou pouco mais de uma hora, também foi palco de discursos contundentes, por parte das autoridades federais, em defesa da sustentabilidade do transporte de cargas realizado por caminhoneiros autônomos e também do desenvolvimento do agronegócio, da preservação ambiental no campo e da política econômica do Governo, em apoio aos setores produtivos.

Convicto da importância desta iniciativa do BB, o deputado Evair de Melo destacou a inovação do banco para aliviar os custos, aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos caminhoneiros, que arriscam suas vidas nas estradas para assegurar o sustento de suas famílias. 

MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E MAIS AUTONOMIA PARA OS CAMINHONEIROS

O lançamento do “BB Antecipa Frete” – linha de crédito que amplia e fortalece a parceria do Governo Bolsonaro com o setor de transportes, garantindo crédito aos caminhoneiros autônomos, de forma simples e rápida –, foi fortemente defendido pelo deputado Evair, que reconheceu a importância desta inovação: “A antecipação dos valores dos fretes propicia maior flexibilidade e autonomia aos caminhoneiros do Brasil, na aplicação dos recursos, além de aliviar os custos operacionais da categoria, que foi frontalmente atingida pela alta do preço dos combustíveis. Esta antecipação inclui fretes já contratados e pode ser realizada de forma totalmente digital e facilitada, pelo aplicativo do BB”, registrou Evair de Melo.

O parlamentar também ressaltou o peso dos custos do frete na composição da renda dos caminhoneiros, que às vezes pagam o combustível que usam com carta-frete, cuja taxa chega a 10% do valor gasto, enquanto a taxa do BB, por meio desta nova linha de crédito, é de apenas 1,79%. “Esta novidade criada pelo Governo Bolsonaro, através do BB, garante maior liberdade e mais renda para os caminhoneiros brasileiros, que também ganharam espaço e voz nas discussões sobre a Política Nacional de Transportes, a partir da criação do programa Gigantes do Asfalto, do Ministério da Infraestrutura. Todos esses avanços conquistados pelo Governo Federal possibilitam perspectivas sustentáveis de trabalho aos caminhoneiros, que percorrem as estradas do País, dia e noite, transportando cargas que são essenciais para manter o desenvolvimento do Brasil”.

INCENTIVO À PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPO

Segundo avaliação do deputado Evair de Belo, a nova linha de crédito “BB CPR Preservação” representa um marco histórico do Governo Bolsonaro no apoio à preservação ambiental no campo, disponibilizando financiamento e recursos para apoiar e estimular ações de proteção do meio ambiente, nas propriedades rurais do País. 

Evair destaca que essa nova modalidade de crédito – embasada pelo Decreto n° 10.828, de outubro de 2021 – atende às necessidades dos produtores, uma vez que a manutenção da vegetação nativa ainda existente no meio rural demanda custos fixos e variáveis, principalmente com a instalação de cercas, com a prevenção e o controle de incêndios e também com a adoção de medidas contra invasões e desmatamentos ilegais, entre outras. 

“A emissão da CPR conta com certificação externa e permite ao produtor rural ‘monetizar’ as áreas preservadas, tendo como lastro para a emissão do financiamento a vegetação nativa de sua propriedade. Esta linha de crédito gera recursos adicionais para custear despesas com atividades produtivas e de conservação, e também para ampliar a sustentabilidade da agropecuária brasileira. Os valores financiáveis serão estabelecidos por bioma de localização do estabelecimento rural. Por esta importante inovação, quero parabenizar o BB por ser a primeira instituição bancária brasileira a reconhecer a necessidade de incentivar a preservação ambiental no campo”, afirmou Evair de Melo.