Projeto obtido com exclusividade por A Gazeta traz detalhes do ramal da Vitória a Minas que será construído pela Vale entre Santa Leopoldina e Anchieta

O projeto do ramal da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) que será construído pela Vale entre Santa Leopoldina e Anchieta prevê a construção de um túnel de 715 metros de extensão, localizado na região de Viana. A estrutura será construída na altura do quilômetro 25 da ferrovia.

Conforme projeto obtido com exclusividade por A Gazeta, a construção será realizada a partir de metodologia como o Novo Método Austríaco de Túneis (NATM) e escavação a céu aberto. Em trechos rochosos, o desmonte será realizado com o uso de explosivos. A previsão é que a construção do túnel leve 28 meses, entre o primeiro e o terceiro anos do projeto.

Além do túnel, o projeto contempla ainda a construção de uma série de estruturas projetadas para transpor vales, rios e cruzamentos com vias, com o objetivo de estabelecer travessias seguras para a população e veículos:

  • 14 pontes ferroviárias: duas em Santa Leopoldina, quatro em Cariacica, uma em Viana, uma em Vila Velha, quatro em Guarapari e duas em Anchieta;
  • 1 ponte rodoviária: em Santa Leopoldina;
  • 8 viadutos ferroviários: um em Santa Leopoldina, quatro em Viana, dois em Guarapari e um em Anchieta;
  • 12 viadutos rodoviários: dois em Cariacica, três em Vila Velha, cinco em Guarapari e dois em Anchieta;
  • 44 passagens inferiores: quatro em Santa Leopoldina, sete em Cariacica, seis em Viana, uma em Vila Velha, 16 em Guarapari e dez em Anchieta.
  • Fonte: A Gazeta