Agora o município conta com sete estratégias de Saúde da Família, sendo três na Sede e quatro no interior.

Com o objetivo de dar mais qualidade e acesso aos serviços básicos de saúde, a Prefeitura de Alfredo Chaves implantou uma nova equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A partir desta segunda (02) a sétima equipe irá atender nas unidades de saúde de Matilde e Iriritimirim, trazendo impactos positivos e significativos para os moradores das comunidades dessas regiões.

A implantação da sétima equipe permitirá redistribuir áreas geográficas e número de usuários que antes eram atendidos pelas três ESF já existentes, diminuindo a sobrecarga e possibilitando uma melhoria na qualidade do atendimento. Como resultado, será possível aumentar a frequência dos atendimentos em cada unidade de saúde, aumentando o número de atendimentos semanais.

Das sete equipes, três já atendem na Unidade de Saúde do Cajá e as outras quatros realizam atendimentos no interior, divididas da seguinte forma: Sagrada Família, São João, São Bento de Urânia e Iriritimirim (Matilde).

Conforme a secretária de Saúde, Taís Uliana, para compor a  sétima equipe, novos profissionais foram admitidos e outros realocados, conforme a necessidade do território. “Um dos principais motivos para essa reestruturação foi a dificuldade de deslocamento enfrentada pelos cidadãos que vivem no interior do município, onde a topografia complexa da região, marcada por vales e desníveis, representa um desafio constante para a mobilidade da população”, explicou.

Para o prefeito Hugo Luiz, a criação da nova equipe representa um avanço importante na ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família em Alfredo Chaves, fortalecendo a atenção básica e promovendo um atendimento cada vez mais eficiente, próximo e humanizado.

Com a redistribuição dos usuários, as equipes da sede passam a atender da seguinte forma:

  • ESF Sede 1: Macrina, Araponga, Siribeira e Santa Terezinha – 2.371 usuários;
  • ESF Sede 2: Portal dos Imigrantes, Cachoeirinha, Centro e Morro da Caixa d’Água – 2.327 usuários;
  • ESF Sede 3: Cajá, Ipanema, Ouro Branco, Cachoeira Alta, Gavião, Boa Vista e Morro da Divisa – 2.573 usuários;
  • ESF Sagrada Família: Sagrada Família, Figueira, Quinto Território, Rio Veado, independência, Caco do Pote, Barra de Batatal, São Francisco de Batatal , São Bento de Batatal, Aparecida e Ribeirão do Cristo. 1.907 usuários;
  • ESF Iriritimirim: Ribeirão de Sto Antônio, Vila Nova do Ribeirão, Matilde, Carolina, Iriritimirim, Santo André, São Marcos, São Pedro de Matilde, Cedro, Duas Pontes, São Martinho, Itacurubi – 1.709 usuários;
  • ESF Urânia: São Bento de Urânia, São Francisco de Urânia, Redentor, três Cruzes, Alto Maravilha, Vila Nova De Maravilha, São Brás de Maravilha, São Roque de Maravilha, Rio Novo de Matilde, Córrego Fortuna, Deserto – 1.642 usuários;
  • ESF São João: Quarto Território, Nova Mantua, Nova Estrela, São João de Crubixa, São Vicente de Crubixá, Piemonte, São Joaquim, São Sebastião, Ibitirui, Santa Luzia do Ipê, Santa Maria do Engano, Ipê Açu, Assunta, Recreio – 1.786 usuários.

Fonte: Secom