Com essa ampliação, a sede do município passa a contar com três equipes, que juntas atendem aproximadamente 7.271 usuários. No total são seis estratégias que atendem na sede e interior.
Com o objetivo de qualificar ainda mais os atendimentos, a Prefeitura de Alfredo Chaves implantou uma nova equipe de ESF na Unidade de Saúde do bairro Cajá. Com essa ampliação, a sede do município passa a contar com três equipes, que juntas atendem aproximadamente 7.271 usuários. No total são seis estratégias que atendem na sede e interior.
A nova ESF Sede 3 será responsável pelo atendimento às comunidades Cajá, Ipanema, Ouro Branco, Cachoeira Alta, Gavião, Boa Vista e Morro da Divisa, contemplando um total de 2.573 usuários. A nova equipe será composta por um médico, um enfermeiro, duas técnicas em enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e cinco agentes comunitários de saúde.
“Desde janeiro, temos trabalhado intensamente para tornar essa ampliação uma realidade. A decisão de implantar a nova equipe foi tomada com base no grande número de usuários cadastrados nas duas equipes já existentes. Com essa mudança, poderemos atuar dentro das diretrizes recomendadas pelo Ministério da Saúde, garantindo um atendimento mais qualificado e humanizado à população”, destaca a secretária municipal de Saúde, Taís Uliana.
As equipes da ESF são a principal porta de entrada da população aos serviços públicos de saúde, atuando para garantir o cuidado contínuo aos indivíduos de seu território, com foco na prevenção de doenças e na promoção da qualidade de vida. Suas ações são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, em domicílios e em espaços comunitários, sempre de acordo com as necessidades da população local e diretrizes do Ministério da Saúde.
Entre as atividades realizadas pelas equipes estão consultas, vacinação, procedimentos, visitas domiciliares, acompanhamento de grupos e outras intervenções coletivas, que buscam integrar o cuidado à realidade social e cultural dos usuários.
Para o prefeito Hugo Luiz, a criação da nova equipe representa um avanço importante na ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família em Alfredo Chaves, fortalecendo a atenção básica e promovendo um atendimento cada vez mais eficiente, próximo e humanizado.

Com a redistribuição dos usuários, as equipes da sede passam a atender da seguinte forma:
- ESF Sede 1: Macrina, Araponga, Siribeira e Santa Terezinha – 2.371 usuários
- ESF Sede 2: Portal dos Imigrantes, Cachoeirinha, Centro e Morro da Caixa d’Água – 2.327 usuários
- ESF Sede 3: Cajá, Ipanema, Ouro Branco, Cachoeira Alta, Gavião, Boa Vista e Morro da Divisa – 2.573
- usuários.
Fonte: Secom