De acordo com as autoridades de Segurança Pública, a média de roubos é de praticamente um por dia

Uma situação triste e preocupante vem tirando o sono dos motoristas de aplicativo no Espírito Santo. De janeiro a junho deste ano, mais de 854 profissionais tiveram seus veículos roubados, ficando com um grande prejuízo além do susto e do medo causado pelo acontecimento.

Há cerca de um ano, um jovem de 22 anos decidiu que precisava de uma fonte de renda e resolveu trabalhar como motorista de aplicativo. O que ele não esperava é que sua jornada seria interrompida na última quinta-feira (28) quando foi abordado por criminosos.

O rapaz contou que tudo começou por volta das 21h15 quando chegou com um passageiro de Guarapari, desembarcando no Shopping Praia da Costa. Após o desembarque, ele foi para a lateral do shopping esperar uma nova corrida.

Ao chegar,  percebeu a presença dos assaltantes, mas os criminosos foram mais rápidos não dando chance para que ele fugisse.

Os suspeitos foram agressivos em todos os momentos. Um deles chegou apontando uma arma para a cabeça do motorista, enquanto o outro foi pegando o telefone e o dinheiro. Logo em seguida eles fugiram em direção a ponte e o rapaz pediu ajuda a pessoas próximas que presenciaram toda a ação.

Porém, não somente os motoristas de aplicativo que têm convivido com essa onda de roubos aos veículos. Ainda esta semana, uma mulher teve seu carro roubado em frente ao prédio em que mora em Cariacica.

Ela foi abordada por dois criminosos que a renderam no momento em que colocava seu filho na cadeira do veículo. Câmeras de segurança registraram o momento em que a ação acontece, mostrando o desespero da mãe para conseguir retirar seu filho do carro

475 veículos foram roubadas em 2022

O roubo a carros tem sido uma rotina na vida do capixaba. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), os municípios com maior número de ocorrência são Serra e Vila Velha, com 475 veículos roubados entre janeiro e junho deste ano.

A Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), e até o momento nenhum suspeito foi detido e o veículo não consta como recuperado.

A Polícia Civil destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o disquedenuncia181.es.gov.br. O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas.

Fonte: Folha Vitória