Estado capixaba, que já tem a segunda cidade brasileira com maior poluição por microplástico, agora registrou também lixo internacional nas areias da Praia de Guriri, no Norte do estado.

O que era para ser uma caminhada tranquila em um momento de folga durante o feriado de carnaval acabou se tornando uma missão de cuidado — e surpresa — com o meio ambiente para dois amigos visitantes da Praia do Bosque, em Guriri, na cidade de São Mateus, na Região Norte do Espírito Santo. Durante o passeio, eles encontraram, jogados na areia, lixos de vários países.

Na última terça-feira (4), o fotógrafo e ambientalista Lucas Knupp caminhava pelo balneário com o amigo José Luiz Zouain, quando notou os materiais carregados pela maré até a praia.

Entre os itens “tradicionais” descartados de forma irregular à beira-mar, como latas de cerveja e restos de redes de pesca, eles encontraram até resíduos de países como China, Venezuela e Emirados Árabes Unidos, o que chamou a atenção dos visitantes, afinal são países que têm distância superior a 14 mil quilômetros do solo capixaba.

“Fomos fazer uma caminhada no final da tarde e começamos a achar muito lixo. A maré do mar subiu mais cedo e encontramos frascos de óleo de motor, óleo de cozinha, material de pesca, como redes e linhas de nylon, e muito mais elementos”, lembrou Lucas.

oduzir