Ao longo do dia, todos os profissionais foram motivados a planejar com propósito, com o olhar voltado para a sala de aula e para cada aluno.
A Prefeitura de Alfredo Chaves, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na última quinta-feira (15) a Jornada de Planejamento Pedagógico, momento essencial para alinhar objetivos, metas e estratégias para o ano letivo. O evento reuniu 323 profissionais da educação, entre diretores, pedagogos, professores, assistentes de sala e profissionais de apoio.
Conforme informações da pasta, durante a jornada, os participantes foram convidados a olhar para os resultados das avaliações não apenas como números, mas como ferramentas que apontam caminhos: onde os alunos estão avançando, onde é necessário intervir com mais força, e como podemos ajustar ou reinventar práticas pedagógicas para melhorar os resultados.
“Mais do que uma etapa administrativa, o planejamento pedagógico é o coração da prática educacional. É nesse espaço que refletimos com intencionalidade sobre os desafios do ensino, analisamos dados, organizamos estratégias e nos preparamos para garantir uma aprendizagem significativa a todos os alunos”, explica a titular da pasta, Sônia Klein.
De acordo com a subsecretária, Katiúscia Sartori, a proposta do encontro foi enxergar as avaliações como aliadas no processo de ensino e aprendizagem. “Com uma análise cuidadosa dos dados, é possível tomar decisões pedagógicas mais assertivas, sempre com foco no que realmente importa: a aprendizagem dos alunos”, disse.
Ao longo do dia, todos os profissionais foram motivados a planejar com propósito, com o olhar voltado para a sala de aula e para cada aluno. A Jornada foi marcada por momentos de escuta, trocas de experiências e muito compromisso com a construção de uma educação pública de qualidade, equitativa e transformadora.
Teatro no contexto escolar

Durante a Jornada, a Secretaria Municipal de Educação apresentou aos professores da rede a proposta de implementação do projeto “Teatro no Contexto Escolar”, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às novas diretrizes do IDEB, que preveem a inclusão de questões discursivas nas avaliações até 2029. A iniciativa, baseada na metodologia da pesquisadora e doutora Francisca Mota, visa estimular a leitura, a escrita criativa e o desenvolvimento integral dos alunos, integrando aspectos neurocientíficos da aprendizagem, além de promover debates sobre o brincar, as emoções e o convívio escolar.
O evento contou com a participação do prefeito Hugo Luiz, que destacou o impacto do teatro em sua própria formação pessoal e acadêmica. Segundo ele, a adesão dos professores à proposta fortalece o papel da escola na formação de cidadãos críticos e criativos. A coordenadora do projeto, Francisca Mota, reforçou que o teatro também aproxima a comunidade escolar, oferecendo momentos de lazer e reflexão por meio de temáticas sociais, históricas, culturais e políticas encenadas pelos próprios alunos e professores.
O projeto é fundamentado na metodologia apresentada pela Francisca Mota, desenvolvida durante a produção de 78 espetáculos e 14 Mostras Teatrais organizados pelo Dinâmico produções.
Palestra sobre importância do afeto
Durante a Jornada de Planejamento Pedagógico, os participantes também acompanharam uma palestra com a psicóloga Patrícia Portugal e a assistente social Ana Paula Rangel, que abordaram o tema “A importância do afeto e da parceria institucional no desenvolvimento de crianças e adolescentes”.
A fala destacou como o afeto é elemento central no processo educativo, essencial para o desenvolvimento emocional e a aprendizagem, além de reforçar a necessidade de uma atuação integrada entre escola, saúde, assistência social e demais órgãos da rede de proteção, visando um cuidado mais completo e eficaz às infâncias e juventudes.
Fonte: Secom