Em uma solenidade marcada por reconhecimento e respeito ao trabalho do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), membros e servidores da instituição foram homenageados com a Comenda do Mérito Legislativo “Promotor Edson Machado”. A honraria foi entregue nesta sexta-feira (27), durante sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES).

A medalha é concedida a personalidades que se destacam no exercício da vida pública no âmbito do Ministério Público, como forma de valorizar o compromisso com a justiça, a ética e a cidadania. Entre os homenageados, estava também o desembargador Fernando Zardini Antônio, cuja trajetória no Judiciário e relação com o MPES foram destacadas como exemplo de dedicação ao serviço público.

A cerimônia reuniu autoridades, representantes do Poder Judiciário, parlamentares e familiares dos homenageados, reforçando o papel essencial do Ministério Público na defesa da sociedade e na promoção dos direitos fundamentais.

Em discurso na solenidade, o Procurador-Geral de Justiça do MPES, Francisco Martínez Berdeal, agradeceu ao Legislativo estadual pelo reconhecimento da atuação ministerial em prol do Espírito Santo.

“Trata-se de um reconhecimento que não celebra somente nomes, mas histórias de vida, de dedicação ao serviço público. Celebramos trajetórias de vida, histórias marcadas pela dedicação, pela coragem e pelo compromisso com a justiça. Homens e mulheres que entregaram suas energias, seus pensamentos, sua força e seus sentimentos para fazer do Ministério Público uma instituição essencial à democracia e à vida digna da população”, discursou Berdeal.

Presenças

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades de Estado, membros do MPES e familiares e amigos de Edson Machado, como a Secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, filha do Promotor Edson Machado; o Procurador de Justiça aposentado e ex-Procurador-Geral de Justiça do MPES José Adalberto Dazzi; e a Procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, decana do Colégio de Procuradores de Justiça da instituição e também do Deputado Estadual Mazinho dos Anjos.

Fonte: Portal Colina Notícias