A Seleção Brasileira de Basquete Masculina escolheu o Espírito Santo como casa para seu período de preparação antes da disputa da Americup 2025, que acontece entre os dias 22 e 31 de agosto, em Manágua, na Nicarágua. A chegada da equipe está marcada para o dia 3 de agosto.
O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira, 10 de julho, durante coletiva de imprensa no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande; do presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Marcelo Sousa; do presidente da Federação Capixaba de Basquete (Fecaba), Rogério Machado; do secretário municipal de Esporte e Lazer (Semsp), Lennon Monjardim, além de representantes do SESC Fecomércio-ES e outras autoridades.
A presença da Seleção em solo capixaba marca um momento histórico também para Guarapari, que reforça sua posição como destino de referência para grandes eventos esportivos nacionais. Para o secretário municipal de Esportes, Lennon Monjardim, essa é uma conquista coletiva e um marco para o município. “Guarapari está preparada para grandes desafios. Receber a Seleção Brasileira é o reconhecimento do trabalho sério que estamos fazendo na área esportiva, com estrutura, organização e apoio. Isso inspira nossas crianças, movimenta o turismo e coloca nossa cidade no mapa do alto rendimento esportivo nacional”, destacou Lennon.
O prefeito Rodrigo Borges, também celebrou a escolha da cidade como sede dos treinos da Seleção. “A escolha de Guarapari para receber a Seleção Brasileira de Basquete é motivo de grande orgulho para todos nós. Isso confirma o que temos defendido: nossa cidade está preparada para ser palco de grandes acontecimentos. Temos estrutura, temos beleza natural e, acima de tudo, temos um povo acolhedor. Receber a elite do basquete nacional mostra que Guarapari não é apenas um destino turístico, mas um território de oportunidades”.
O Espírito Santo tem uma rica história na formação de talentos do basquete, com nomes que marcaram gerações, como os integrantes da família Varejão — Sandro, Anderson e Iza —, além de Luiz Felipe e Márcio Azevedo, Didi Louzada, Samis Calderón e Sofia Moschen.
A Seleção também chega motivada para o início de um novo ciclo olímpico, mirando os Jogos de Los Angeles em 2028. A preparação em Guarapari será o primeiro passo nesta trajetória.
Fonte: Secom