Evento vai contar com palestras de representantes de mais de seis estados, além do governo federal, e
promete revolucionar o cenário agroindustrial no Brasil

A cidade de Guarapari, no Espírito Santo, será sede, entre os dias 12 e 15 de novembro de 2025, da primeira edição do Congresso Nacional de Serviços de Inspeção Municipal. O evento acontecerá no Sesc Guarapari e contará com quatro dias de programação intensa, reunindo responsáveis técnicos, estudantes de Medicina Veterinária e áreas afins, gestores municipais, estaduais e federais, além de técnicos dos serviços de inspeção municipal.

Com estrutura de ponta e apoio logístico completo, o encontro inédito promoverá troca de experiências, apresentação de boas práticas e debates sobre políticas públicas em painéis, oficinas e palestras.

A realização é da Secretaria Municipal de Agricultura de Guarapari, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Sebrae e o Sistema SENAR. A produção é da Bloom Produções, com apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e do Sesc, reforçando o compromisso com a segurança alimentar, a sustentabilidade e o desenvolvimento rural.


A importância das agroindústrias

Com foco no papel transformador dos pequenos e grandes produtores rurais, o congresso tem como objetivo valorizar o fortalecimento econômico do setor agroindustrial, que vai muito além da simples produção de matérias-primas e alimentos.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), a agroindústria brasileira representará cerca de 29,4% do PIB nacional em 2025, registrando crescimento de 6,49% apenas no primeiro trimestre deste ano.


Formalização da mão de obra e impacto territorial

O incentivo às agroindústrias e a formalização por meio dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) geram impacto direto nas economias locais. Entre os principais avanços estão a descentralização da produção e do processamento de alimentos, reduzindo a dependência dos grandes centros urbanos.

O fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar, saúde e agricultura familiar também está entre os resultados esperados, junto com a geração de empregos e renda para famílias e comunidades do campo.

Atualmente, o Espírito Santo, um dos principais estados da agroindústria nacional, conta com 101 empresas do setor e 749 produtos registrados entre o SUSAF e o SIAPP.


Estrutura e programação

O Congresso Nacional de Serviços de Inspeção Municipal contará com quatro dias de atividades, sendo três dedicados a palestras e mesas temáticas com especialistas e representantes de todo o país.

No quarto dia, acontecerá o inédito turismo técnico, com visitas guiadas a agroindústrias locais e experiências práticas de inspeção.

O evento será realizado no auditório do Hotel Sesc Guarapari, que conta com mais de 1.000 lugares, além de salas de apoio e amplo estacionamento de fácil acesso.

Entre os blocos temáticos, estão:

  • Política de descentralização da Inspeção de Produtos de Origem Animal;
  • A Inspeção Municipal como instrumento de fortalecimento da economia local;
  • Implantação e operacionalização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM);
  • Procedimentos técnicos e inspeção em agroindústrias;
  • Gestão de processos administrativos de fiscalização;
  • Consórcios públicos como estratégia para consolidação da inspeção municipal.

Serviço

Data: 12 a 15 de novembro de 2025
Local: Hotel Sesc Guarapari – Av. João Ricardo Haddad, 1760, Lagoa Funda, Guarapari (ES)

Certificação: reconhecida em nível nacional
Hospedagem: descontos especiais no hotel oficial do evento, com alimentação inclusa

Informações e inscrições: WhatsApp (27) 98860-3445
Inscrições: Sympla
Redes sociais: @conasim_

Garanta sua vaga e participe da construção de um novo capítulo para os Serviços de Inspeção Municipal no Brasil!

Fonte: Portal Colina Notícias