O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta quarta-feira (30), a inauguração dos dois primeiros Totens de Segurança do município de Viana. Os equipamentos, que fazem parte do parque tecnológico do Governo do Estado, passam a funcionar à disposição da população na pracinha de Marcílio de Noronha e em Viana-Sede.

Os novos Totens de Segurança têm o objetivo de aumentar a presença do Estado em locais de vulnerabilidade social, de grande circulação de pessoas, regiões comerciais relevantes ou com alta incidência de crimes contra o patrimônio. O investimento é de R$ 19 milhões, com recursos provenientes do Tesouro Estadual.

“Quem quiser cometer crime no Espírito Santo, saiba que vocês serão alcançados e presos. Já instalamos dois totens de segurança em Cariacica e esse em Marcílio de Noronha é o terceiro. Já transformamos essa região com diversas obras de infraestrutura. Fizemos a pavimentação de todas as ruas e hoje temos um outro bairro. Agora com os totens de segurança, vamos avançar numa redução ainda maior da criminalidade”, afirmou o governador Casagrande.

O vice-governador e coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço, falou sobre a importância da iniciativa. “Sabemos que muito foi feito e os resultados estão aí para todos verem. Quase 300 foragidos presos nos últimos meses por conta do reconhecimento facial. E vamos seguir fazendo muito mais até tornarmos o Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil. Aqui quem deve à Justiça não terá vida fácil. É mais segurança e liberdade para o cidadão e para famílias capixabas”, afirmou.

As estruturas robustas e imponentes, possuem quatro metros de altura, voltadas ao monitoramento urbano inteligente. São equipados com giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicadores de alta potência, botão de comunicação direta com o Ciodes 190, câmeras 360° e sistema de mensagens automáticas de áudio.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que nos diversos locais do País e do mundo onde a estrutura foi implantada, os índices de criminalidade caíram.

“A gente tem dados científicos que comprovam a eficiência desta tecnologia. Em outros estados do País onde ela foi implantada, além de outros países que também visitamos, a sensação de segurança da população aumentou e os índices de violência naquelas localidades caíram. E o Governo do Estado, dentro das diretrizes do programa Estado Presente, sempre busca inovação e experiências que tenham dado certo em outros lugares, para trazer à população do Espírito Santo”, pontuou Damasceno.

A solução incorpora, ainda, tecnologia de inteligência artificial, capaz de identificar aglomerações e invasões a áreas restritas, realizar contagem de pessoas e objetos, reconhecer placas de veículos com restrições, como furtos ou roubos, e analisar comportamentos suspeitos, emitindo alertas automáticos.

O sistema será totalmente integrado ao ecossistema de segurança pública do Governo do Estado, atuando em conjunto com o Cerco Inteligente e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes 190), fortalecendo a prevenção e a redução da criminalidade e da violência, funcionando como pontos de vigilância ativos, ampliando a presença das forças de segurança nos espaços públicos e aprimorando a resposta a situações de risco.

Os Totens vão dispor de botão de comunicação, por meio do qual qualquer cidadão poderá falar com o Ciodes 190 e se comunicar com as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, contribuindo para a inibição da prática de crimes e acelerando a resposta em caso de emergência.

A experiência de outros estados brasileiros demonstra o impacto direto dos Totens de Segurança na melhoria da qualidade de vida da população. Em municípios paulistas como Cotia e Diadema, os equipamentos contribuíram para uma redução de 96% em furtos, invasões e vandalismos em frente às escolas municipais, além de uma queda de 36% nas ocorrências criminais nas áreas monitoradas.

No estado de Rondônia, foi registrada diminuição nos casos de latrocínio, roubos a comércios e residências, e feminicídios. Já no Pará, os homicídios caíram 67%, atingindo em abril de 2024 o menor número de casos desde 2010.

Ao todo, foram selecionados pelas forças de segurança, com base nas estatísticas criminais, 50 pontos de possível instalação dos totens, sendo que o contrato é para instalação de 40 equipamentos. Em caso de qualquer problema técnico, ou impossibilidade em algum local, outras opções já estão elencadas para que a tecnologia seja fixada.

Os pontos são:

Vitória – Parque Moscoso
Vitória – Praça Costa Pereira – Centro de Vitória
Vitória – Praça Princesa Isabel – Centro
Vitória – Praça do Papa
Vitória – Enseada do Suá – Frente ao Shopping Vitória
Vitória – Enseada do Suá – Atrás do Shopping Vitória
Vitória – Reta da Penha – Próximo ao Boulevard e Centro da Praia
Vitória – Praça dos Namorados
Vitória – Triângulo das Bermudas
Vitória – Ponte Ayrton Senna
Vitória – Praça de Itararé
Vitória – Reta da Penha – próximo à Findes
Vitória – Praia de Camburi
Vitória – UFES – saída Jardim da Penha
Vitória – Praia de Camburi – próximo as arenas de shows
Vitória – Jardim Camburi – Praia de Camburi
Vitória – Parque da Vale

Viana – Marcílio de Noronha – Praça
Viana – Centro de Viana

Serra – Terminal de Carapina
Serra – Jardim Limoeiro
Serra – Praça de Novo Horizonte
Serra – Laranjeiras – Av. Central com Norte Sul
Serra – Parque Residencial Laranjeiras
Serra – próximo ao Shopping Montserrat – Laranjeiras
Serra – Serra-Sede
Serra – Manguinhos
Serra – Jacaraípe 

Vila Velha – Cobilândia
Vila Velha – Glória 1 -Av. Jerônimo Monteiro
Vila Velha – Glória 2
Vila Velha – Praça Duque de Caxias
Vila Velha – Prainha
Vila Velha – Praia da Costa – Final
Vila Velha – Itapuã – Av. Resplendor
Vila Velha – Itapuã – Orla
Vila Velha – Itapuã – Jair de Andrade
Vila Velha – Ao Lado do Shopping Vila Velha e UVV
Vila Velha – Praça de Coqueiral
Vila Velha – Praça do Ciclista
Vila Velha – Praça de Gaivotas
Vila Velha – Terminal Itaparica/Rodoviária

Cariacica – Ceasa – Vila Capixaba
Cariacica – Avenida Expedito Garcia
Cariacica – Avenida Expedito Garcia _ponto 2
Cariacica – Mercado Municipal Cariacica
Cariacica – Jardim América

Guarapari – Divisa da Areia Preta e Castanheiras
Guarapari – Centro Muquiçaba
Guarapari – Praia do Morro

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo