Seguindo protocolos de humanização e de segurança preconizados pela Organização Mundial da Saúde, o setor de maternidade do Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz – Hifa Guarapari realiza, em média, cerca de 120 partos mensamente. Cada um deles a partir de um mapa de vinculação junto à Prefeitura Municipal que abre espaço para todas as gestantes do município realizarem consultas obstétricas que dão início ao atendimento que vai além do nascimento do bebê.

De acordo com a coordenadora da Maternidade Hifa de Guarapari, Geisa Rodrigues, a trajetória da paciente gestante no hospital também inclui cuidados com ela e com o bebê, antes, durante e após o parto. “A paciente, que faz o acompanhamento do pré-natal na Unidade de Saúde, é encaminhada para a consulta obstétrica por volta da 37ª semana de gestação. Neste momento, é feita uma avaliação do histórico clínico e da via de parto dela, normal ou cesáreo, sanando todas as dúvidas e já apresentando tudo que vai ser realizado com ela e com seu bebê a partir da entrada dela aqui.”

Com capacidade de realizar até três partos simultaneamente, o Hifa Guarapari dispõe de todos os recursos que humanizam o atendimento, garantem segurança e resolutividade em todos as situações. “Nossas três salas de parto são muito bem equipadas, climatizadas, com banheira aquecida e berço para o recém-nascido. As equipes são compostas por médico obstetra, enfermeiro obstetra, técnico de enfermagem e um neonatologista; acompanhamento diário da rotina da pediatria e da obstetrícia. Vale destacar que temos todos os recursos se a mãe ou o bebê precisarem, de exames até internação em Unidade de Terapia Intensiva (adulto ou Neonatal)”, reforçou a coordenadora
.
Para Eduarda Vitória Marques Oliveira tudo transcorreu de forma tranquila e positiva até ter a filha nos braços. “Cheguei no hospital já com todos os papéis para internar. Tive um ótimo atendimento, na madrugada, a todo momento, a equipe de enfermagem vindo nos ver, saber como estava”, contou a mãe da pequena Maria Flor.

“Isso é um privilégio muito grande, ver o nascimento de um filho novo da gente, minha terceira menina. E aqui é muito bom também, somos de Minas, nos mudamos tem três meses e ficamos conhecendo aqui e foi muito bom.”, completou o pai Vinícius Junior da Fonseca.

Após o nascimento, entra em cena o momento de conexão entre mãe e bebê, com incentivo para iniciar a amamentação, cuidados com a dupla e suporte para os próximos passos. “Em todo momento a mãe é orientada quanto ao que acontece aqui e também para o retorno. Nosso hospital oferece as primeiras vacinas, Hepatite B e BCG, além do Teste da Orelhinha”.

Retornando após cinco dias para vacinar o pequeno Mattias, Letícia Rodrigues falou do parto. “No dia de ganhar eu estava com medo, meio desesperada, mas tive todo suporte, muito apoio e não tenho do que reclamar, desde o início até o final. Os médicos sempre me explicando tudo bem certinho”, relembrou.

Programa de Visitações no Hospital

No dia 04 de dezembro, às 14h, o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa) Guarapari realizará mais uma edição do seu Programa de Visitação de Gestantes, no auditório da instituição. A iniciativa vai atender a 15 gestantes a partir de 36 semanas de gestação, cada uma podendo participar com um acompanhante.

Durante o encontro, as futuras mamães terão a oportunidade de conhecer as instalações da maternidade, tirar dúvidas com a equipe multiprofissional e receber orientações importantes sobre o parto e os cuidados com o bebê — uma ação que reforça o compromisso do Hifa com o acolhimento e o atendimento humanizado.

Fonte:Portal Colina Notícias