Segundo Marcelo Sinoca, chamas podem ser vistas da cidade de Cruzeiro. Voluntários tentam ajudar no combate às chamas em local de difícil acesso

O incêndio que atinge o Pico da Pedra da Mina, que é a quarta montanha mais alta do Brasil e a mais alta do estado de São Paulo, assustou os moradores das cidades da chamada Serra Fina, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. “Os moradores de Cruzeiro foram os primeiros a ver o fogo, foi um susto para todos”, afirmou Marcelo Sinoca, de 33 anos, que tem um rancho no pé da serra, na cidade de Passa Quatro. 

Segundo ele, não são raros os incêndios nessa época do ano: “Nessa temporada de seca, de montanha no Brasil, a gente acompanha, infelizmente, vários focos no Pico dos Marins, no Parque Nacional do Itatiaia e na Serra Fina. Lá em cima, como é muito alto, uma área remota, é uma das travessias mais clássicas e difíceis do país, mas, graças a Deus, não tinha ninguém no alto, nessa época de perigo, para que se queimar”.

Marcelo conta que o incêndio já queimou uma grande área de cobertura vegetal no alto da montanha, que tem 2.798 metros de altitude. Neste sábado (18), cerca de 60 bombeiros trabalham no combate às chamas com o auxílio de helicópteros. 

O morador revela também que muitas pessoas se voluntariam a ajudar. Marcelo está agora reunindo água para levar aos bombeiros: “Estamos de prontidão, nos voluntariando. Vou levar a água para Cruzeiro e depois será encaminhada às equipes. Um milagre seria uma chuva agora”. 

Fonte: R7