Depois da virada no jogo de ida, Mengão não deu chances ao Altos-PI na volta e garantiu a vaga nas oitavas com placar de 2 a 0

Flamengo garantiu sua classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (11), ao bater o Altos-PI por 2 a 0. Precisando só de um empate, após vencer o duelo de ida por 2 a 1, o Rubro-Negro não deu chances à zebra e passou pelo adversário com gols de Gabigol, de pênalti, e Victor Hugo, ambos no segundo tempo.

Sem o Maracanã, que passa por reformas no gramado, o Mengão mandou o jogo em Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira. Com a vantagem no placar agregado, Paulo Sousa mandou a campo um time alternativo, poupando nomes como Arrascaeta, Everton Ribeiro e Bruno Henrique, e contou com o retorno de jogadores que estavam lesionados, como o zagueiro Rodrigo Caio.

Com uma formação parecida com a usada no jogo de ida, em Teresina, o time carioca soube controlar o jogo. Um dos destaques enquanto esteve em campo foi Rodrigo Caio, que retornou aos gramados depois de cinco meses afastado por lesão no joelho e mostrou ritmo de jogo.

Virando a chave
O adversário das oitavas será definido por sorteio, ainda sem data definida. Antes, contudo, o Flamengo volta suas atenções ao Brasileirão, em que tem duelo agendado contra o Ceará, fora de casa, pela sexta rodada. O duelo será no sábado (14), às 16h30 (de Brasília).

Precisando voltar a pontuar após a derrota para o rival Botafogo, o Mengão tem apenas 5 pontos em 15 disputados e se encontra na 14ª posição na tabela.

O jogo
O Flamengo começou pressionando o Altos-PI e levou perigo logo nos primeiros minutos de jogo. Mantendo uma marcação forte e impedindo contra-ataques, o Mengão impôs controle do meio de campo para a frente e criou algumas chances de gol.

O Altos se manteve fechado na linha defensiva e conseguiu dificultar a aproximação do Fla à sua grande área.

Aos 11′, Lázaro recebeu sozinho, mas isolou por cima do gol, perdendo a chance de abrir o placar para o Mengão.

Apesar da linha alta e de manter o domínio do jogo, o Flamengo perdeu volume e fez apenas duas finalizações no primeiro tempo. A segunda ocorreu aos 25′, com Marinho tentando de fora da área, em chute que foi para fora.

Segunda etapa
O Mengão iniciou o segundo tempo mantendo o ritmo de jogo, com volume no meio de campo e jogadas de bolas aéreas para tentar furar o bloqueio do Altos.

Aos 12′, Lázaro foi derrubado dentro da área, e o pênalti foi marcado. Artilheiro do clube da Gávea e “cobrador oficial”, Gabigol bateu bem e abriu o placar: 1 a 0 para o Flamengo.

Após o gol, o clube piauiense tentou correr atrás do prejuízo e chegou ao ataque, com algumas tentativas de perigo. A principal delas já aos 39′: Betinho recebeu de Marcos Aurélio e bateu firme, mas a bola passou à esquerda de Hugo.

O susto surtiu efeito no Flamengo, que ampliou na sequência. Diego tocou por cima, Rodinei cruzou de esquerda e Victor Hugo subiu para fazer, de cabeça, no ângulo: 2 a 0, e emoção do garoto na comemoração de seu primeiro gol no terceiro jogo como profissional.

O gol de Victor Hugo decretou a classificação do Rubro-Negro, que passou a tocar a bola e gastar os minutos que ainda restavam no relógio para poder comemorar a vaga nas oitavas.

FICHA TÉCNICA
Flamengo 2 x 0 Altos-PI
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: quarta-feira (11/05), às 19h30 (de Brasília)
Público: 12.277 pagantes (13.077 presentes)
Renda: R$ 426.840,00

Árbitro:  Douglas Marques das Flores (São Paulo)
Auxiliar: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Luis Marques (ambos de São Paulo)
Cartões amarelos: Thiago Maia, Rodinei e Gabigol (Flamengo); Lucas Souza e Diego Viana (Altos-PI)

Gols: Gabigol, de pênalti, aos 13’/2ºT, e Victor Hugo, aos 40’/2ºT (Flamengo)

FLAMENGO: Hugo; Rodinei, David Luiz, Rodrigo Caio (Pablo) e Léo Pereira; Marcos Paulo (Matheuzinho), Thiago Maia (Pedro) e João Gomes; Lázaro (Arrascaeta), Marinho (Victor Hugo) e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa

ALTOS-PI: Marcelo; Fábio Aguiar, Júlio Ferrari (Mosquito), Lucas Sousa e Dieyson; Sousa, Marconi e Diego Viana (Marcos Aurélio); Eliélton (Lucas Campos), Manoel (Danillo Bala) e Betinho (Dico). Técnico: Francisco Diá

Fonte: R7