Na abertura da segunda edição do evento, o presidente Marcelo Santos falou sobre a intenção de levar o projeto Arranjos Produtivos para os 78 municípios do estado

Levar o programa Arranjos Produtivos para os 78 municípios do Espírito Santo. Foi esse o compromisso que o presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (União), assumiu durante sua fala na abertura da 2ª Feira Capixaba da Agroindústria, que está sendo realizada na área externa do prédio do Legislativo estadual. O evento teve início nesta terça-feira (4) e segue até a próxima sexta-feira (7).

O parlamentar confidenciou que em conversa com os técnicos do programa, revelou o seu desejo de expandir o projeto para as demais cidades capixabas. “Eu disse pra eles do compromisso de fazer chegar esse programa, não só nas 27 cidades que ele está hoje, mas nas 78 cidades do Espírito Santo, para que vire um programa de Estado”, afirmou Marcelo Santos.

Para o presidente, a realização do evento é mais uma forma de colher os frutos que foram plantados desde o início da iniciativa. “É uma realização, saber que nós podemos, através da Assembleia e das parcerias que nós constituímos, poder ajudar o homem e a mulher do campo da nossa agricultura familiar, agora na segunda edição da Feira da Agroindústria, importante evento que reúne aqui essa turma que integra o programa Arranjos Produtivos, expondo aqui, aquilo que nós semeamos lá atrás”, disse. 

“São 27 cidades, já dialogamos com mais de 25 mil homens e mulheres do campo, já estamos em 3 mil propriedades aproximadamente, ou seja, diversificando, levando conhecimento, tratando agora da questão importantíssima do crédito de carbono, da proteção ambiental das nossas nascentes, da constituição de pequenas agroindústrias, do auxílio à constituição associativa”, acrescentou o deputado.

O chefe do Legislativo fez questão de mencionar também a colaboração dos demais parlamentares. “Tudo isso só foi possível porque a várias mãos nós construímos esse projeto, o que eu volto a dizer, eu fico muito feliz em poder ser presidente da Assembleia, ao lado dos meus colegas deputados, sabendo que nós conseguimos produzir bons resultados e que esse resultado é principalmente para o homem e para a mulher do campo da nossa agricultura familiar”, concluiu Marcelo Santos.

O governador em exercício, Ricardo Ferraço (MDB), participou da solenidade de abertura e destacou o protagonismo da agricultura familiar capixaba. “Não há como falar de agricultura do Estado do Espírito Santo sem a gente considerar a importância, a liderança, o protagonismo da nossa agricultura de base familiar. Uma agricultura criativa, empreendedora, sustentável, que é fonte de muita renda, de muito trabalho e de muita oportunidade no estado. Não apenas na atividade direta, mas na atividade da agroindústria, do agroturismo”, avaliou. 

“Tenho que destacar aqui a iniciativa disruptiva da Assembleia Legislativa, de botar de pé um projeto como esse, que vai além da visão convencional do Poder Legislativo, expandindo a sua atividade. (…) Você pode procurar país afora, se tem alguma Assembleia Legislativa colocando de pé uma ação executiva para nos ajudar a levar, como eu disse aqui, a assistência, a extensão e a pesquisa”, complementou.

Ferraço se comprometeu a manter o braço do Estado disponível para a ampliação do programa. “Para que essa iniciativa possa ganhar ainda mais tração, possa escalar e possa ampliar a cada ano a sua presença nos nossos municípios do Estado do Espírito Santo”, pontuou o governador em exercício.

A secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, destacou que os expositores da feira tiveram suas agroindústrias regularizadas com o auxílio do Projeto Arranjos Produtivos. “O projeto leva conhecimento, leva a oportunidade do agricultor trabalhar diversificação no seu quintal. Então aqui nós incentivamos isso também, aqui você vai encontrar queijos deliciosos, beiju, iogurte, frutas cristalizadas, tilápia (peixe), que é uma cultura que a gente também incentiva a produção. Se você quiser provar coisa gostosa, vem pra cá”, convidou a gestora.

Expositores

O expositor Jean Martins, esposo da proprietária da Queijaria Lalá, do município de Itapemirim, foi citado pelo presidente Marcelo Santos em sua fala. O produtor revelou ao chefe do Legislativo como o programa Arranjos Produtivos ajudou ele e sua esposa a tocarem o empreendimento.

“Esse projeto alcançou a gente e é um projeto bem bacana. Porque se não fosse esse projeto da Assembleia Legislativa, a gente não estaria aqui hoje com um produto legalizado. A gente produz iogurte, queijo, requeijão, doce de leite. E hoje a gente está registrado com o selo expedido pelo Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp)”, detalhou o expositor. 

“É um projeto que ajudou a gente a estar hoje onde a gente está. Nosso produto hoje é comercializado já em seis municípios do sul do estado. E a gente tem a liberdade de comercializar em todos os municípios do estado. Então, é um projeto que mudou a história da nossa agroindústria lá no interior”, afirmou Jean Martins.

Abertura

A solenidade de abertura contou ainda com a apresentação da Orquestra Sinfônica Sonore, de São Mateus, e com show da dupla sertaneja TH e Mateus. A 2ª Feira Capixaba da Agroindústria é uma realização da Ales e contará com exposição e venda de produtos, apresentações culturais, minicursos de culinária, aulas show, palestras, workshops e rodadas de negócios. A expectativa é que cerca de mil pessoas circulem a cada um dos quatro dias do evento.

Fonte: Portal Colina Notícias