Além da prova objetiva, concurso conta com outros exames; candidato à Agente de Polícia Legislativa passará por teste físico
O processo do concurso público da Assembleia Legislativa (Ales) contará com várias etapas classificatórias e eliminatórias, sendo a prova objetiva de múltipla escolha uma etapa comum aos três cargos – Analista Legislativo, Consultor Legislativo e Agente de Polícia Legislativa. Em alguns casos específicos haverá prova discursiva, teste físico e curso de formação. A banca responsável pelo concurso é o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP).
As provas do concurso público serão realizadas nos dias 23 e 30 de novembro. No dia 23, serão aplicadas as provas para os cargos de ensino superior – Analista Legislativo (5 vagas) e Consultor Legislativo (15 vagas). No dia 30 de novembro, será a vez dos candidatos ao cargo de Agente de Polícia Legislativa (15 vagas). Os exames serão aplicados em Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.
Analista Legislativo e Consultor Legislativo
Os cargos de Analista Legislativo e Consultor Legislativo terão etapa de prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Somente os candidatos para o cargo de Consultor Legislativo farão uma prova discursiva. A etapa de prova de títulos será estendida aos dois cargos, mas vai funcionar apenas como um critério de classificação, não eliminando o candidato.
Além dessas, haverá mais uma etapa para o procedimento de heteroidentificação, para validação de candidatos autodeclarados pretos ou pardos. Já para os candidatos aprovados em vagas reservadas para pessoas com deficiência, haverá uma etapa final de avaliação médica pericial multiprofissional e avaliação biopsicossocial.
Teste físico e curso de formação
O concurso para o cargo de Agente de Polícia Legislativa conta com outras etapas e critérios de aprovação. Na prova objetiva, haverá exigência de aproveitamento de pelo menos 50% da avaliação para que o candidato seja classificado. Haverá prova de capacidade física, avaliação psicológica, exame toxicológico e investigação social (a partir da apresentação de documentos e certidões estabelecidos no edital).

O concurso de Agente de Polícia Legislativa também prevê etapa de procedimento de heteroidentificação, para validação de candidatos autodeclarados pretos ou pardos.
Após todas essas etapas, haverá curso de formação, de caráter eliminatório, com cinquenta vagas. A última etapa do concurso é a avaliação médica pericial multiprofissional e a avaliação biopsicossocial para os candidatos aprovados para as vagas reservadas para pessoas com deficiência.
Veja os editais
Agente de Polícia Legislativa
Analista Legislativo e Consultor Legislativo
Fonte: ALES