Segundo governador, mortes contabilizadas nesse período pelo Painel Covid-19 foram de casos ocorridos em dias anteriores e que estavam sob investigação

Espírito Santo está há cinco dias sem registrar mortes pela covid-19. A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande nesta sexta-feira (1º), em sua conta no Twitter.

Segundo o governador, as mortes contabilizadas nesse período pelo Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram referentes a casos ocorridos em dias anteriores e que estavam sob investigação.

“Esses dados comprovam e reafirmam a importância das vacinas e das medidas que foram adotadas diante da pandemia”, escreveu Casagrande.

Nesta sexta-feira, o Painel Covid-19 não contabilizou nenhum novo óbito pela doença, em 24 horas. O total de mortes causadas pelo coronavírus no Espírito Santo está em 14.337.

Com relação ao número de infecções por covid-19 confirmadas no estado, foram registrados 306 novos casos entre quinta e sexta-feira, totalizando 1.039.688 casos da doença desde o início da pandemia, em março de 2020.

Já o número de pessoas que conseguiram se recuperar da covid-19 no Espírito Santo se aproxima de 1 milhão. Atualmente, está em 999.878.

Secretário disse que ES poderia ter dias sem mortes

Na última segunda-feira (28), o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, chegou a comentar, em uma coletiva de imprensa, que a tendência era de que o Espírito Santo ficasse alguns dias sem registrar mortes por covid-19 nas próximas três semanas.

“Temos um grande otimismo com o resultado da vacinação da população brasileira. Nós podemos ter, ao longo dos próximos dias, os dias sem óbitos no Estado do Espírito Santo. Isso será algo a ser alcançado graças a adesão da população as vacinas disponíveis”, afirmou na ocasião.

Segundo Fernandes, o cenário da pandemia desenha um período de estabilização no Espírito Santo. Além disso, há expectativa da queda sustentada no número de internações e casos novos. “Alcançamos 0,49 óbitos por milhão de habitantes da média móvel da última semana. 28 casos por milhão de habitante”, completou.

Fonte: Folha Vitória