Cerca de 80 alunos participaram da iniciativa. Pela manhã a competição envolveu alunos dos 6º ao 9º anos, já a tarde, estudantes do 1º ao 5º ano. A ideia teve propósito de estimular a prática do jogo entre os alunos.

A Escola Municipal de São Bento de Urânia, no distrito de Urânia, promoveu ontem (29) um campeonato de xadrez,reuniu estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A competição faz parte de uma iniciativa inédita da Prefeitura de Alfredo Chaves, que está implantando o xadrez como ferramenta pedagógica obrigatória em todas as escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Gabriella Siqueira de Oliveira, cerca de 80 alunos participaram da iniciativa. Pela manhã a competição envolveu alunos dos 6º ao 9º anos, já a tarde, estudantes do 1º ao 5º ano. A ideia teve propósito de estimular a prática do jogo entre os alunos. Todo processo foi acompanhado por professores e equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Xadrez nas escolas

O projeto tem como meta alcançar, até 2026, cerca de 1.300 estudantes distribuídos nas oito Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) do município.

O movimento começou no último dia 5 de setembro, quando professores de matemática, arte e educação física participaram de uma oficina com o especialista professor Cláudio Ferreira da Silva, que apresentou estratégias de aplicação do xadrez em sala de aula.

Ainda neste ano, as escolas começam a promover atividades introdutórias e pequenos torneios internos, como o realizado em São Bento de Urânia. A coordenadora pedagógica do projeto, Martha Ferreira, disse que a iniciativa abre caminho para etapas ainda maiores e novos projetos.

CONFIRA OS VENCEDORES:

Matutino:

1° lugar: Gleidson Faria de Matos (7° ano)

2°lugar: Jhonatan Campos dos Santos(7° ano)

3° lugar: Maicon Bryan Barboza Onhas (6° ano)

Vespertino:

1° lugar: Miguel Lorenzon -5° ano

2°lugar- Ester Fardin 3° ano

3° lugar: Enzo Felipe da Silva Siqueira (5° ano)

Fonte: Secom