Nos primeiros dias de abril, uma morte e 273 casos foram registrados no Espírito Santo. Governo acredita que, neste mês, cerca de 2 mil novos casos sejam confirmados

O mês de abril registrou a menor taxa de transmissão de covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, na primeira semana do mês uma morte provocada pela doença foi registrada no Estado. 

Durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (06), Casagrande lembrou que os números positivos no combate da covid-19 no Espírito Santo é resultado do avanço da vacinação. Nesta semana, o Estado atingiu a marca de 8 milhões de doses aplicadas. 

“A taxa de transmissão hoje está em 0,19. A cada 100 pessoas, duas testam positivo para a doença. É a menor taxa desde março. Os menores índices da pandemia são de agora, no início de abril. A média móvel de óbitos dos últimos 14 dias está em um. É a menor taxa desde o mês de março. Tivemos um óbito no mês de abril, estamos no dia 6, e registramos uma morte”, explicou.

Além da queda nos índices de mortes, o ritmo do número de casos também vem diminuindo. Atualmente, 27 leitos de enfermarias e UTIs estão ocupados com pacientes em tratamento da covid-19. “Já chegamos a ter mais de mil pessoas em UTIs, fora em enfermaria. No mês de março, foram 8.600 casos. Abril, até agora, são 273 casos. Devemos ter menos de dois mil casos confirmados”, disse o governador. 

Apesar dos números positivos, o governador lembrou que há pessoas com doses da vacinação contra o coronavírus em atraso. “Temos mais de um milhão de pessoas que poderiam estar tomando a terceira dose, mas não receberam. Avançamos em um bom patamar da vacinação do capixaba”, frisou.

Uso de máscara e passaporte vacinal deixam de obrigatórios no ES

Com o avanço da vacinação e a queda no número de mortes e casos no Espírito Santo, o governo do Estado decidiu suspender a obrigatoriedade do uso de máscara, que era exigido desde maio de 2020, e a apresentação do comprovante de vacinação para entrar em eventos, bares e restaurantes. 

“A pandemia será cuidada e gerenciada como um outro assunto da área de saúde pública do Espírito Santo, sem as medidas qualificadas. Nesse novo momento, não precisaremos usar máscaras. Estamos desobrigando o uso de máscaras. (…) Além de não estarmos obrigados a usar as máscaras, inclusive nas escolas, também não será mais exigido o passaporte da vacina”, explicou. 

O governador, no entanto, lembrou que o uso de máscara é recomendado para as pessoas que apresentarem sintomas. Os profissionais da área da saúde também precisam manter o uso da máscara durante o atendimento dos pacientes.

Fonte: Folha Vitória