A informação foi confirmada pelo governador Renato Casagrande, que pediu ainda que os capixabas não escolham qual vacina tomar

Um novo lote com um total de 44.460 mil doses de vacina contra a covid-19 chegam ao Espírito Santo neste sábado (03). O lote é da fabricante Pfizer e foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

A informação foi confirmada pelo governador Renato Casagrande, por meio de uma publicação nas redes sociais. 

Diante do reagendamento de vacina em busca de laboratórios específicos e imunizantes de dose única, Casagrande pediu que os capixabas não escolham a vacina, destacando que todas elas salvam vidas.

Na Grande Vitória, na tentativa de reduzir o problema e ampliar o quanto antes a cobertura vacinal no Estado, as prefeituras têm se mobilizado e criado novas estratégias.

Leia também: Guarapari não vai mais informar qual vacina será aplicada contra a covid-19 https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.470.1_en.html#goog_912263144Botão para controlar o volume da publicidade

Em Cariacica, por exemplo, quem realiza o agendamento e não comparece no dia e hora marcados, precisa esperar dois dias para agendar novamente a imunização. Segundo a prefeitura, o sistema de agendamento bloqueia o CPF para um novo agendamento no período de 48 horas.

O mesmo acontece em Vitória, onde 56,1% da população já foi imunizada com a primeira dose. Na Capital, a pessoa que cancelar o agendamento fica impedida por 24 horas de realizar uma nova marcação no sistema, correndo o risco de não conseguir realizar um novo agendamento.

A Secretaria de Saúde da Capital reforçou que todos os imunizantes têm eficácia comprovada e ressaltou a importância da vacinação, já que quem escolhe esperar por uma determinada vacina continua sem imunização e também corre o risco de se infectar.

Já na Serra, diante da necessidade de vacinar os cidadãos o quanto antes, as vagas canceladas voltam a ser disponibilizadas para agendamento. A secretaria da Saúde reforçou que o momento é de aumentar a cobertura vacinal e não de escolher o laboratório. 

O Folha Vitória também procurou a Prefeitura de Vila Velha para saber o número de reagendamentos realizados no município e o que está sendo feito para evitar o problema.

A assessoria de imprensa do município respondeu que não foram identificados muitos casos de cancelamento, apenas alguns casos em que a pessoa fez o agendamento, mas não compareceu para se vacinar.

  • Fonte: Folha Vitória