Escolas de 30 municípios participam da seleção de projetos antirracistas no Espírito Santo
O 1º Edital “Escola Sem Racismo” recebeu mais de 60 inscrições de projetos vindos de 30 municípios capixabas. A iniciativa do mandato da deputada estadual Camila Valadão (PSOL) vai selecionar e apoiar 20 propostas voltadas à promoção da educação antirracista nas escolas públicas da rede estadual do Espírito Santo.
O edital, inédito no Estado, vai destinar R$25 mil para cada um dos projetos contemplados, totalizando R$500 mil em investimentos. Professores, alunos, diretores e toda comunidade escolar tiveram a chance de inscrever seus projetos até o último dia 18 de setembro.
Segundo Camila, a comissão de avaliação terá um grande desafio pela frente diante da qualidade e diversidade das propostas recebidas. “Vamos ter muito trabalho para escolher os 20 projetos que serão contemplados. Mas isso também mostra a potência das escolas públicas e o quanto há educadoras, educadores e estudantes comprometidos em construir práticas pedagógicas antirracistas”, afirmou.
O edital reafirma o compromisso com a efetivação das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornam obrigatória a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no currículo escolar. A lista com os projetos selecionados será divulgada no dia 14 de outubro.
Fonte: Portal Colina Notícias