Desembargador Júlio César Costa, Diretor da EMES, destaca compromisso com a formação de magistrados e servidores

Nos dias 21 e 22 de agosto, a cidade de Vitória/ES será o centro das atenções da magistratura nacional ao sediar o Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). O evento reunirá diretores, coordenadores e assessores de Escolas Judiciais de todo o país para debater estratégias de aperfeiçoamento da formação judicial e os desafios atuais do Judiciário brasileiro.

Com foco na capacitação de magistrados e servidores, o encontro tem como objetivo discutir iniciativas para aproximar cada vez mais o Poder Judiciário da sociedade, enfrentando obstáculos como a morosidade processual e promovendo a eficiência da prestação jurisdicional.

A anfitriã do evento é a Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (EMES), que em 2025 completa 40 anos de atuação. A instituição é responsável pela formação inicial e contínua de magistrados e servidores do Judiciário capixaba, e tem se destacado pelo dinamismo e abrangência de sua programação. Apenas neste ano, a EMES já promoveu mais de 100 cursos e eventos, com mais de 4 mil participações, incluindo integrantes do público externo.

O Desembargador Júlio César Costa de Oliveira, Diretor da EMES, ressalta a missão da escola em contribuir para uma Justiça mais acessível e qualificada:

“Estamos em busca contínua do aperfeiçoamento de magistrados e servidores, a fim de atender nossa população capixaba com juízes bem formados e servidores preparados”, afirmou o desembargador.

A EMES tem se destacado pela diversificação de seus cursos e projetos, abordando temas como inteligência artificial, eventos internacionais, formação em direitos humanos, e programas de prevenção ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho. Para o diretor da escola, a atuação da EMES reflete um compromisso com uma visão plural e inclusiva do Judiciário:

“Nossa finalidade é englobar todo o Judiciário e todas as classes sociais”, pontuou Júlio César Costa.

O Encontro do Copedem em Vitória representa uma oportunidade valiosa de integração entre as escolas judiciais, permitindo a troca de experiências e a construção de caminhos conjuntos para o aprimoramento do sistema de Justiça no Brasil.

Fonte: Portal Colna Notícias