Secretaria de Relações Institucionais tem atuado para estreitar e fortalecer o diálogo entre o Legislativo com a sociedade e outros segmentos nos âmbitos nacional e internacional

Além de propor e votar projetos, fiscalizar o funcionamento da máquina pública estadual e o cumprimento das normas legais, o Legislativo capixaba exerce o papel institucional por meio da interação com outros Poderes e organizações nacionais e internacionais. Essa função é executada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), a quem compete desenvolver a agenda da Casa e o contato com o público externo.

O secretário da área, Giuliano Nader, destaca que nesse aspecto a Ales tem se consolidado como um espaço de diplomacia política e cooperação institucional. Ele afirma que o primeiro semestre de 2025 foi “extremamente dinâmico”, com o Parlamento estadual sendo anfitrião de importantes autoridades nacionais e estrangeiras. Cita, entre elas, o cônsul-geral do Reino Unido para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, Anjoum Noorani, que esteve na Ales no mês de junho.

“O presidente Marcelo Santos (União) tem deixado como marca de sua gestão iniciativas premiadas no país e isso tem atraído a atenção de outras assembleias legislativas”, observa Giuliano, citando entre as ações o espaço Assembleia Cidadã, que funciona no térreo da Ales e reúne vários serviços voltados para a sociedade, como emissão de carteira de identidade, Procon, Procuradoria Especial da Mulher, Delegacia do Consumidor e Defensoria Pública.

Protagonismo

O secretário disse que, em função da relevância de ações que buscam aproximar a Ales da sociedade, promover transparência na administração da Casa e inserir de vez o Legislativo na era virtual, muitos deputados de outras unidades da Federação têm visitado o Parlamento capixaba para conhecer um pouco desse trabalho. “Temos recebido presidentes de assembleias estaduais, como recentemente o deputado Tadeu Leite (MDB), de Minas Gerais”, destaca.

Giuliano cita também a presença da deputada estadual carioca Tia Ju (Republicanos), presidente da União Nacional dos Legisladores e dos Legislativos Estaduais (Unale). Recepcionada pelo presidente Marcelo Santos (União) e os colegas parlamentares, ela veio entregar, no final de março deste ano, o troféu da 5ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã.

A Ales venceu a disputa na categoria Projetos Especiais, com o “Arranjos Produtivos”, desenvolvido em parceria com o governo do Estado e as prefeituras. A iniciativa promove apoio ao campo por meio de assistência técnica, distribuição de mudas de plantas e suporte para a comercialização dos produtos da agricultura familiar.

“Não poderia deixar de registrar que recebemos também, com muita alegria, o arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari, quando tivemos a oportunidade de apresentar a ele os projetos que a Casa desenvolve”, disse Giuliano.

Posses

Giuliano Nader acrescenta que a Secretaria de Relações Institucionais desempenha outro papel importante de auxílio à Presidência na organização das sessões de posse do governador e dos deputados estaduais.

Compete à SRI convidar, em nome do Parlamento, com ajuda do Cerimonial, autoridades de outros Poderes e instituições para prestigiar essas solenidades.

A secretaria auxilia também na realização da sessão de abertura dos trabalhos legislativos, ocasião para a qual são convidados o governador e o presidente do Tribunal de Justiça (TJES), além de outras autoridades e lideranças da sociedade civil.

Diálogo

O secretário destaca, ainda, a presença constante na Ales de líderes de vários setores para discutir e apresentar suas demandas. Entre elas, presidentes e diretores de conselhos regionais de classe, sindicatos e representantes de diversas áreas estratégicas como siderurgia, mineração, portos, aeroportos, comércio exterior e infraestrutura.

Giuliano Nader adianta que para este semestre estão sendo intensificadas as agendas de diálogos da Ales com outras instituições, estados e países. “Além disso, vamos organizar um ciclo de eventos sobre os 190 anos do Parlamento estadual, o que vai fortalecer ainda mais o vínculo da Ales com os capixabas e nos projetar no contexto das assembleias legislativas do país”, anunciou.

Fonte: ALES