Anderson Márcio Coutinho Santos, o Cicito, faleceu nesta terça, após sofrer uma parada cardiorrespiratória
Vários parlamentares se manifestaram sobre a morte de Anderson Márcio Coutinho Santos, 49 anos, irmão do presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (União). Eles se solidarizaram com a família Santos e fizeram um minuto de silêncio na abertura da sessão ordinária desta terça-feira (21). Após as homenagens, a sessão foi encerrada.
Capitão Assumção (PL) considerou a perda de Anderson “irreparável” e disse que vinha acompanhando e orando pela vida do irmão do Marcelo. “Estávamos todos em uníssono acompanhando o desenrolar do tempo que ele estava hospitalizado. Torcíamos e orávamos para que a saúde dele fosse restabelecida, mas coube ao Senhor chamá-lo para o reino dos céus. Estamos nos solidarizando com ele nesse momento de dor e tristeza. Estamos sofrendo junto com ele”, disse.
Coronel Weliton (PRD) mandou um “abraço fraterno” para toda a família Santos. Ele lembrou que Anderson, conhecido como Cicito, era uma pessoa sempre muito alegre. “Estava sempre à disposição, muito solícito e infelizmente nos deixou nessa data. Nosso profundo sentimento a todos os familiares e amigos”, frisou.
Os deputados Dary Pagung (PSB) e Callegari (PL) também lastimaram a morte de Anderson. “Estava acompanhando desde a semana passada a situação dele. Hoje recebemos essa notícia triste. Que Deus possa confortar o coração do presidente e de toda a sua família”, afirmou o primeiro. “Ele agora está na glória do Pai, no descanso eterno. Que Deus possa abençoar toda a família do Marcelo, que é um amigo de todas as horas”, completou o segundo.
Quem também se manifestou foi o Engenheiro José Esmeraldo (PDT). Ele comentou que foi uma morte precoce e que os familiares estavam todos unidos. “É lamentável que isso aconteça, a vida é assim. Deus terá um bom lugar para ele porque foi uma pessoa que sempre procurou fazer o bem nesse mundo difícil, de tantas dificuldades. Quem faz o bem aqui na terra recebe o bem lá no céu”, salientou.

Lucas Polese (PL) prestou “os mais profundos sentimentos” ao presidente, à família e aos amigos. “O presidente Marcelo sempre foi um amigo e é o momento de retribuirmos esse carinho que ele tem por todos os deputados”, enfatizou.
Médico anestesiologista, o deputado Hudson Leal (Republicanos) mencionou ter visitado algumas vezes Anderson na UTI junto com o presidente Marcelo. “Minha solidariedade ao Marcelo e às quatro irmãs. Tinha mais de 10 dias que estava numa situação muito grave. Que Deus o receba e conforte todos os familiares”, ressaltou.
Raquel Lessa (PP) reforçou a solidariedade à família e ao presidente, que considera um amigo. “Eu já perdi dois irmãos, sei a dor que é essa perda. Que Deus possa confortar o coração do Marcelo e toda a família”, desejou.
Sergio Meneguelli (Republicanos) destacou que apesar de ser “uma coisa natural”, a morte sempre pega a todos de surpresa. “Eu tenho o costume de dizer que se a morte fosse uma coisa ruim Deus não daria para todos, ele deu até para o seu filho. Essa é uma dor que só quem passou por isso sabe o que é. Meu abraço ao amigo Marcelo”, destacou.
Prestaram suas homenagens, ainda, os deputados João Coser (PT) e Zé Preto (PP). “Minha solidariedade e força ao presidente Marcelo e sua família. Meu sentimento de pesar”, disse o petista. “Que Deus conforte o coração de todos A perda é dolorosa, mas Deus vai amparar ele e família na hora da dor”, garantiu o progressista.
De acordo com Iriny Lopes (PT), ela vinha acompanhando há mais de uma semana a situação de Anderson e conversando com o presidente Marcelo a respeito do caso. “Ele está fazendo hemodiálise, teve várias paradas cardíacas. Nesse momento, o que a gente pode fazer é dar um abraço afetuoso e solidário não só ao Marcelo, mas a toda a família e amigos”, frisou.
Camila Valadão (Psol) foi mais uma deputada a registrar o lamento pela perda de Anderson. “Minha solidariedade e sentimentos ao presidente Marcelo Santos em virtude da perda do irmão. Que a família seja confortada nesse momento de dor e que ele possa receber toda nossa solidariedade nesse momento doloroso de perda”, afirmou.
Também manifestaram solidariedade ao presidente Marcelo e toda a sua família os deputados Toninho da Emater (PSB), Gandini (PSD), Marcos Madureira (PP), Allan Ferreira (Podemos) e Adilson Espindula (PSD). “Só quem já passou por um momento como esse sabe como é difícil. A dor é muito grande, apesar de ser o caminho de todos nós. Que Deus possa confortar todos nesse momento de extrema tristeza”, comentou o último.
Presidindo a sessão, o Delegado Danilo Bahiense (PL) encerrou as homenagens. “O Anderson travou uma grande luta pela vida, enfrentando com coragem e fé essa batalha. Marcelo é um homem público, sensível às causas capixabas, que tem compromisso com o bem do Espírito Santo. Nesse momento difícil deixo meu abraço fraterno. Deus vai dar a ele o conforto necessário”, garantiu.
Últimas homenagens
O velório de Anderson Márcio Coutinho Santos acontece nesta terça (21), a partir das 20 horas, no Cemitério Parque da Paz, na Vila Prudêncio, em Cariacica. Já o sepultamento está marcado para as 10 horas de quarta-feira (22), no mesmo local.
Fonte: ALES