Cerca de 300 alunos participam das formações em Anchieta, Guarapari e Piúma

O programa Cursos para as Comunidades teve início no Espírito Santo com sete formações técnicas e profissionalizantes. O programa, uma iniciativa da Samarco em parceria com Senai, CedTec e Instituto Federal do Espírito Santo-IFES, conta com 305 alunos, distribuídos por nove turmas, nas cidades de Anchieta, Guarapari e Piúma. A formação e capacitação da força de trabalho local nas comunidades vizinhas às operações da Samarco são os principais objetivos do programa, que também está atendendo alunos em Minas Gerais.

No último dia 9, os alunos participaram de uma aula de integração no Sesc de Guarapari. No encontro, eles foram apresentados ao atual momento da Samarco, que se prepara para alcançar 100% de sua capacidade produtiva instalada até 2028, e esses cursos visam a preparar os participantes não apenas para as vagas que serão abertas em função dessa retomada gradual da empresa, mas para empresas fornecedoras e para o mercado de trabalho de maneira geral.

O número de inscritos impressionou: foram mais de 4.000, somando-se Minas Gerais e Espírito Santo. Segundo o analista de Recursos Humanos da Samarco, Alan Resende, as vagas estavam elegíveis para pessoas residentes nas comunidades vizinhas às operações da Samarco. “Isso reforça o compromisso que a Samarco tem em valorizar e priorizar a força de trabalho local nesses locais”.

Para Resende, os temas dos cursos “conversam” com as oportunidades que deverão surgir ao longo deste período em que a Samarco se prepara para alcançar 100% de sua capacidade produtiva até 2028. “As formações foram concebidas dentro da perspectiva de uma nova forma de se fazer mineração, mais sustentável e mais segura. Dessa forma, quando as vagas efetivamente forem abertas, essas pessoas estarão mais preparadas”, completa.

No Espírito Santo, estão sendo disponibilizados cursos técnicos em Química, Gastronomia, Eletrotécnica, Automação, Mecânica e Instrumentação e um o curso profissionalizante em Qualificação de Soldagem. Os cursos atuais têm carga horária entre 400 e 1.200 horas, com duração prevista de 18 meses, devendo finalizar entre o final de 2026 e início de 2027.

Estiveram presentes à aula de integração, pela Samarco, a gerente-geral de Pessoas e Cultura, Vera Lucia da Silva, e o gerente de Execução de Projetos, Rodrigo Abreu. Também estiveram no evento o prefeito de Anchieta, Leonardo Abrantes, o presidente da Câmara de Vereadores de Anchieta, Renan Delfino, o prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges, o secretário de Desenvolvimento de Piúma, Leonardo Nascimento Bourguignon, a diretora da Unidade do Senai, Tânia Oliveira, o diretor do CedTec, Braz Pertel, e a diretora de Ensino do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Virgínia Carvalho.

Atualmente, a Samarco conta com cerca de 16.600 empregados, entre diretos e contratados, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Cerca de 69% desse contingente são de localidades vizinhas às operações da empresa.

Fonte: Samarco