O Conselho Municipal sobre Drogas de Guarapari foi reativado em uma reunião realizada na manhã de quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025, no auditório da Delegacia da Polícia Civil de Guarapari. O encontro contou com a participação de representantes da sociedade civil, Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Civil, Polícia Militar, ONGs e outras entidades. Durante a reunião, foi eleita a nova diretoria do Conselho e formada uma comissão para dar continuidade ao trabalho de combate ao uso de substâncias ilícitas, além de promover ações de conscientização e apoio àqueles que necessitam de ajuda.
A nova diretoria é composta por Sérgio Pereira, da ONG Atitude, como presidente; o delegado de Polícia Civil chefe da 5ª Regional Guarapari, Raphael Ramos, como vice-presidente; e o advogado Alexander Faria Rodrigues Júnior, como secretário executivo. A comissão formada inclui Giselle de Oliveira, coordenadora do Centro Pop; o advogado Rodrigo Peçanha da Cruz; Elizabete Cabral, da ONG Atitude; e Michel Leonardo Duarte, da ONG Aliança.

A reativação do Conselho reflete o compromisso de Guarapari em enfrentar o problema das drogas, promovendo a colaboração entre diferentes setores da sociedade para fortalecer as políticas de prevenção e cuidado, trabalhando em conjunto para oferecer soluções efetivas no combate às drogas.
O Conselho Municipal sobre Drogas tem como competências:
- Formular a política municipal de drogas e entorpecentes em concordância com as diretrizes do Conselho Federal de Entorpecentes e do Conselho Estadual Antidrogas.
- Fomentar a coordenação das atividades de todas as instituições e entidades municipais responsáveis pelo desenvolvimento das ações que objetivam diminuir a demanda por drogas e entorpecentes.
- Estabelecer prioridades para as respectivas atividades, considerando as metas, os recursos disponíveis, as necessidades e as peculiaridades locais e regionais.
- Celebrar convênios e elaborar outros instrumentos que viabilizem a consecução dos objetivos propostos.
- Estimular programas de prevenção contra a disseminação do tráfico e uso indevido de substâncias entorpecentes que determinem dependência física e/ou psíquica.
- Requerer e analisar informações e estatísticas disponíveis sobre a ocorrência de encaminhamento de usuários e traficantes aos diversos órgãos e as soluções dadas a esses casos.
- Dedicar-se à redução da demanda por drogas e entorpecentes no município.

A vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Tatiana Perim, destacou a importância da união de forças: “Precisamos unir forças. Logo em janeiro, quando assumimos, eu me reuni com o Dr. Raphael, verificamos a documentação necessária para reativação do conselho. Eu creio que nós vamos avançar junto com a sociedade e dar vida a essa cidade combatendo o mal que as drogas geram nas famílias”.
A reativação do Conselho é um reflexo do compromisso de Guarapari em enfrentar o problema das drogas, buscando sempre a colaboração de diferentes setores da sociedade para promover um ambiente mais seguro e saudável para a população.
Fonte: Portal Colina Notícias