No Hospital Evangélico, quatro pacientes foram atendidos com os sintomas em uma semana
O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) registrou quatro casos de parada cardíaca em uma semana. Do dia 23 de junho a 3 de julho, os pacientes foram atendidos no pronto-socorro cardiológico da unidade hospitalar.
“É uma situação preocupante! Os pacientes que chegaram aqui tinham basicamente o mesmo perfil. Todos eram homens, com idade acima de 40 anos e não tinham o hábito de fazer atividade física”, disse o coordenador do serviço de cardiologia do HEVV, Dr. Diogo Barreto.
O seu Lucimar Mageski, de 65 anos, entrou nessa estatística de internações. Ele começou a sentir os sintomas ainda em casa. Quem o trouxe para o HEVV foi um vizinho, no meio do trajeto o carro em que estava deu problema e teve que ser escoltado pela Guarda Municipal de Vila Velha.
“Meu pai chegou no hospital desmaiado. Ele teve quatro paradas cardíacas. Após ser atendido na emergência, já foi levado para o setor de hemodinâmica, onde fez uma angioplastia e colocou quatro stents”, conta Gesiane Mageski, que é filha de seu Luciomar e trabalha como técnica de enfermagem do Hospital Evangélico há mais de 14 anos.
Para seu Luciomar, ele teve uma nova chance para continuar a viver. “Eu sou um milagre. Nasci de novo! Eu fumava desde os 13 anos de idade e bebia muito café, mas agora eu vou parar. Vou mudar completamente, voltar a fazer natação e cuidar melhor da minha saúde”, declara o paciente.
De acordo com o Dr. Diogo Barreto, é importante falar que a parada cardíaca é diferente de infarto “O infarto é interrupção do fluxo sanguíneo para uma parte do músculo do coração, enquanto a parada cardíaca é a interrupção rápida e intensa da função de bombeamento do coração, podendo levar à morte se não tratada rapidamente”, alerta o médico.
O especialista ressalta que os quatro pacientes atendidos passam bem. “Todos os pacientes estão bem, sem sequelas e estão recebendo alta hospitalar”, destaca Dr. Diogo Barreto.
Vale ressaltar, que o Hospital Evangélico de Vila Velha é referência em cardiologia e chega a atender por mês cerca de 60 pacientes que são acometidos pelo infarto.
Protocolo de Dor Torácica do HEVV
O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) utiliza o protocolo de Dor Torácica para agilizar o atendimento do paciente que chega ao pronto-socorro com sintomas de infarto.
O paciente que dá entrada na urgência e emergência realiza, de forma imediata, um eletrocardiograma, o qual é avaliado prontamente por um cardiologista. Após a avaliação médica, caso seja diagnosticado com infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, uma condição clínica de extrema gravidade, o paciente é encaminhado ao setor de hemodinâmica para a realização do procedimento de abertura da artéria. No HEVV, todo esse processo de atendimento ocorre com uma mediana de tempo de até 58 minutos.
O trabalho integrado das equipes de enfermeiros, médicos cardiologistas, clínicos, técnicos de enfermagem e cardiologistas intervencionistas do HEVV garante atendimento rápido, dinâmico e seguro ao paciente.
Fonte: AEBES