Nesta sexta-feira (16), as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Alfredo Chaves se reúnem na Praça Colombo Guardia para promover a campanha ?Faça Bonito?, ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nesta sexta-feira (16), as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Alfredo Chaves se reúnem na Praça Colombo Guardia para promover a campanha “FaçaBonito”, ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças eAdolescentes, celebrado em 18 de maio.

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000 e tem como objetivo mobilizar a sociedade para a prevenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A campanha “Faça Bonito” é uma importante iniciativa que visa sensibilizar a população, promovendo ações de conscientização e proteção dos direitos da infância e adolescência.

Esta data foi escolhida por um caso que comoveu o Brasil, o assassinato brutal de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de 8 anos, sequestrada, violentada e morta em 18 de maio de 1973. O crime se tornou símbolo da luta por justiça e pelos direitos das crianças.

Programação do evento:

7h30 – Alongamento e zumba, com participação das crianças, adolescentes e idosos que fazem parte o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e dos alunos da Escola Família Agrícola Mepes.

8h – Palestra com Maria Angélica da Silva Aquino, Oficial investigadora da Polícia.

Distribuição de flores, símbolo oficial da campanha, representando a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável e protegido.

A campanha reforça a importância da denúncia em casos de abuso e exploração sexual, lembrando que a Lei 13.146/15 obriga os órgãos públicos a tomar medidas para proteger crianças e adolescentes em situação de risco. 

Canais para denúncia:

Conselho Tutelar: (27) 9 8822 2079

Disque Denúncia: 100

Polícia Miliar: 190

Fonte: Secom