A criança, que nasceu com o intestino para fora da barriguinha, com uma condição chamada de gastrosquise, finalmente está em casa

Pietro é um bebê de apenas 1 ano e 7 meses que viveu, durante todo esse tempo, em um hospital em Vila Velha. A criança, que nasceu com o intestino para fora da barriguinha, com uma condição chamada de gastrosquise, finalmente está em casa.

De acordo com Karolline, o sentimento pela superação é indescritível. “É uma felicidade que não tem como descrever, um momento que esperamos tanto para acontecer e agora, graças a Deus, ele está em casa, no nosso colo, podendo brincar à vontade”, disse aliviada.

A mãe contou ainda que a família ganhou, na Justiça, o direito de receber os cuidados na tranquilidade do lar. 

“Conseguimos, pelo SUS, que fosse contratada uma empresa de homecare para ele, com técnica em enfermagem 24h, enfermeira que vem uma vez por dia e até acompanhamento com o fisioterapeuta. Ou seja, todos os profissionais que já cuidavam no hospital agora vão cuidar em casa”, complementou.

Condição do Pietro

Karolline também explicou que o Pietro nasceu prematuro, com 33 semanas.

“Ao colocar o intestino para dentro, necrosou e ele precisou passar por várias cirurgias. Hoje, ele tem a síndrome do intestino curto, já que perdeu grande parte do intestino delgado. Assim, ele precisa de nutrição na veia, chamada de nutrição parenteral. Ele não absorve todos os nutrientes que o corpo precisa”, disse.

Para a mãe, os momentos mais difíceis foram, sem dúvidas as cirurgias. “Na verdade eu praticamente morava no hospital com ele, foi muito angustiante, principalmente quando ia ao centro cirúrgico. Durante todo esse tempo, eu ficava na expectativa e ansiedade de quando poderia trazê-lo para casa, ter um momento a sós com ele”, relatou ela.

Neste momento, Pietro já está adaptado ao ambiente, amando a tranquilidade. “No hospital era muito barulho, ele ficava agitado. Agora, está alegre e brincando”, comemorou a mãe.

Fonte: Folha ES