Evento realizado na Ales começou nesta terça-feira (12) e terá duração de três dias, abordando temas como polinização na agroecologia e manejo sustentável das lavouras.

Com foco na qualificação da equipe e aprimoramento de técnicas agrícolas, teve início nesta terça-feira (12) o 7º Encontro de Formação dos Técnicos do projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales). A programação segue até quinta-feira (14), reunindo palestras, treinamentos e trocas de experiências para aprimorar o trabalho junto aos agricultores familiares capixabas.

No primeiro dia, as atividades foram voltadas exclusivamente para os novos técnicos, contratados este ano.  A programação dessa terça conta com orientações do padre Honório, coordenador geral do projeto. A secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, explicou que reunir apenas os novos integrantes no primeiro dia objetiva o detalhamento, para eles, das práticas de atuação do projeto. 

“A comunidade tem direito de cobrar de nós a qualidade do serviço prestado, por isso estamos trazendo esses novos técnicos e coordenadores para a formação. Não dá para entrar na casa ou na propriedade de alguém sem entender tudo o que o projeto vem construindo na vida dos agricultores familiares. É uma capacitação para atender melhor, atender com um brilho nos olhos”, pontuou a secretária. 

A programação da quarta-feira (13) será dedicada ao tema “Nutrição e Polinização na Agroecologia”, conduzido pelo especialista Douglas Hibner, com atividades ao longo de todo o dia.

Já na quinta-feira (14), Hibner retorna para ministrar o módulo sobre “Pragas e Doenças”, abordando técnicas e cuidados essenciais para a preservação e o manejo sustentável das lavouras.

“Na quarta e na quinta-feira vamos focar na nutrição, nas pragas e doenças, para que os nossos técnicos estejam capacitados. Fazemos esses encontros a cada três meses para que nossa equipe conheça novas técnicas, para auxiliar os agricultores. Nosso trabalho será voltado para a agroecologia e produtos biológicos”, explicou Douglas Gasparetto, coordenador técnico do projeto.

O projeto Arranjos Produtivos é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e o governo do Estado, com apoio das prefeituras. Atualmente o projeto é executado em 27 municípios. A iniciativa conta com orientação técnica nas propriedades, consultoria para agroindústrias, distribuição gratuita de mudas para cultivo e de equipamentos agrícolas, como estufas de morango e kits de hidroponia.  

Fonte: ALES