Sob a liderança do prefeito Arnaldinho Borgo, Vila Velha conquistou o 1º lugar no Ranking Nacional de Transparência e Governança Pública, conforme levantamento elaborado pela ONG Transparência Capixaba, com base na metodologia aplicada pela “Transparência Internacional–Brasil”. O resultado confirma o município canela-verde como referência no país, em transparência, governança e responsabilidade com a gestão dos recursos públicos.

No Brasil, a Transparência Internacional – presente em mais de 100 países do mundo – atua em parceria com organizações independentes de 11 estados, que utilizam uma metodologia única para avaliar mais de 300 municípios. Neste contexto, Vila Velha também se consolidou, pelo terceiro ano seguido, como a cidade mais transparente do Espírito Santo, recebendo nota máxima (100 pontos) e classificação “ótima” no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP).

Além da liderança geral, Vila Velha conquistou, ainda, o 1º lugar entre os municípios capixabas, no módulo “Saúde”, em que também obteve 100 pontos e classificação “ótima”: “Em Vila Velha, o recurso público é tratado com responsabilidade e respeito ao cidadão. Aqui, transparência e boas práticas de governança são pilares da nossa gestão e garantem serviços cada vez melhores para a população canela-verde. Estamos muito felizes por conquistar este reconhecimento histórico, pelo terceiro ano consecutivo. Isso mostra que estamos seguindo no caminho certo”, destacou o prefeito Arnaldinho Borgo.

No ano de 2024, Vila Velha liderou isoladamente o ranking de transparência, com 99,7 pontos – um feito que também já havia sido conquistado em 2023, quando o município dividiu o 1º lugar com outras quatro cidades capixabas. Este ano, Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Dores do Rio Preto e Vitória também alcançaram pontuação máxima no ITGP, juntamente com Vila Velha. Confira o ranking  Clicando Aqui.

O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) avalia critérios como gestão das finanças públicas, contratações, governança, combate à corrupção, transparência em obras, dados abertos, acessibilidade digital e participação cidadã. O objetivo é incentivar os municípios a aprimorarem suas práticas de acesso à informação e prestação de contas à sociedade: quesitos que Vila Velha vem cumprindo com rigor desde o primeiro mandato de Arnaldinho, iniciado em 2021.

Gestão moderna e participativa

“Com o apoio de toda a nossa equipe, construímos uma gestão moderna, responsável e aberta à participação popular. Todos os dados municipais estão disponíveis e a população tem acesso a todas as informações. Isso se reflete na ponta, com serviços de qualidade e obras que transformam a vida da nossa gente. O que a população espera é uma administração eficiente, que melhore o dia a dia de todos. E essa tem sido a nossa prioridade desde 2021”, reforçou o prefeito Arnaldinho Borgo.

A secretária de Controle e Transparência da Prefeitura de Vila Velha, Adriana Peixoto Miguel, também comemorou o resultado: “A política permanente de controle interno e transparência garante serviços de qualidade à população e fortalece a credibilidade da gestão municipal. Isso gera segurança para o setor empresarial e atrai mais investimentos para Vila Velha, impulsionando a economia e a geração de emprego e renda na cidade”, destacou.

Fonte: Secom