Com uma programação que uniu conhecimento, diversão e acessibilidade, alunos surdos da rede municipal visitaram o Projeto Tamar, em Vitória. Todo o roteiro interativo, sobre a vida e conservação das tartarugas marinhas, foi mediado por uma tradutora e intérprete de Libras, para garantir a comunicação com o grupo de 11 alunos, além de três professoras surdas.
O passeio envolveu os alunos surdos e/ou com deficiência auditiva matriculados em quatro unidades de ensino de Vila Velha, todas situadas na Região 5: Umei Professora Ana Maria Fontes Lyra, Umef Deputado Paulo Sérgio Borges, Umef Dr. Tuffy Nader e Umef Professora Nair Dias. O grupo foi acompanhado também por quatro professoras bilíngues ouvintes, duas assistentes de apoio, duas pedagogas e duas assessoras pedagógicas do Núcleo de Educação Especial.
Segundo a secretária de Educação, Carla Cabidel, a participação em atividades práticas pode ajudar a aumentar a autoestima e a confiança dos alunos surdos, incentivando-os a se envolverem mais ativamente no processo de aprendizado.
“Essa visita guiada proporcionou recursos e adaptações para garantir que os alunos e professores surdos tivessem acesso igualitário às informações e atividades propostas, promovendo a inclusão e a participação plena”, apontou.
A ida dos alunos surdos ao Projeto Tamar, que aconteceu na quarta-feira (25), foi intermediada pelo Núcleo de Educação Especial, da secretaria de Educação de Vila Velha (Semed) em parceria com a empresa ArcelorMittal Tubarão.
“A visita proporcionou um encontro valoroso com pares linguísticos de outras escolas, além de uma vivência marcante aos estudantes surdos que poderão se apropriar de conhecimentos e experiências empíricas sobre a Rota da Tartaruga”, explicou Priscila Muzy, assessora da surdez e intérprete de Libras da Semed.
Fonte: Secretaria de Educação