Na noite desta quarta-feira (30), acontecerá, a partir das 19h30, a segunda visita monitorada do projeto “Conhecendo e preservando os patrimônios da nossa cidade”, em que alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal têm a oportunidade de conhecer os equipamentos culturais do centro histórico da Prainha, em Vila Velha. Desta vez, serão 42 alunos da Umef Alger Ribeiro Bossois, situada em Cidade da Barra, na Região 5.
Iniciado em junho, a proposta do projeto é levar, até dezembro, os alunos da EJA das 13 escolas municipais para conhecerem o sítio histórico da Prainha, considerado o marco inicial da colonização do Espírito Santo.
Segundo a articuladora do projeto, Karlla Pio, da Secretaria de Educação de Vila Velha, a ideia surgiu como forma de proporcionar essa experiência também aos alunos do período noturno.
“Uma vez por mês, de forma inédita, a Casa da Memória, o Museu Homero Massena e a Biblioteca Municipal estarão abertas à noite para receber nossos alunos da EJA com a presença de uma museóloga, fortalecendo a parceria com o turismo pedagógico, que já atende de forma diurna as nossas escolas e demais turistas. Assim, a visitação noturna só foi possível por meio da parceria com as secretarias de Turismo e de Cultura”, ressalta.
A gestora escolar da Umef Alger Ribeiro Bossois, Cleide Sasso, comemora a iniciativa e ressalta a acessibilidade que será proporcionada aos alunos cadeirantes que integram a turma. “Com a EJA, buscamos sempre ter práticas diferenciadas para despertar nos alunos o interesse de não faltar às aulas e incentivá-los a não desistirem dos seus sonhos, estimulando que eles tenham prazer de vir estudar, pois não importa a idade, nunca é tarde de buscar realizar seus sonhos e ter um propósito de vida”, aponta.
Fonte: Secretaria de Educação